Saturday, July 25, 2015

MUNDIAL DE KAZAN VICTOR COLONESE É NONO E FEMININO TEM RENOVAÇÃO COM BETINA E CAROLINA



Foto e texto: CBDA/Divulgação
Kazan/RUS – Nas primeiras provas com brasileiros no 16º Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos da FINA, os cinco quilômetros das Maratonas Aquáticas, o Brasil terminou com um nadador top-10 no masculino e a expectativa da renovação entre as mulheres. Na prova feminina as brasileiras conquistaram a  15ª e a 17ª colocações, com Betina Lorscheitter e Carolina Bilich, respetivamente. Na disputa masculina, logo na sequência, Victor Colonese terminou com o nono lugar e Samuel de Bona, logo atrás, em 14º. No domingo não terá prova de Maratonas, mas na segunda, dia 27/07, voltam às disputas no Rio Kazanka, com a realização dos dez quilômetros masculino, seletiva para os Jogos Olímpicos de 2016.

No feminino, a prova foi vencida pela norte-americana Haley Andreson (58m48s), seguida por Kalliopi Araouzou (58m49s), da Grécia, com a prata. O bronze foi para a alemã, Finnia Wunram (58m51s). Betina terminou o percurso em 59m57s e Carol Bilich em 1h00m07s.
- Gostei bastante do resultando. Este foi o meu primeiro Mundial e  consegui ficar no primeiro pelotão, nadando junto com as melhores atletas do mundo. Somente no final elas abriram um pouco, mas nas Maratonas não olhamos muito os tempos e sim a colocação e a estratégia de prova. Acho que fizemos tudo certo e sei que tenho muito a crescer ainda no esporte – comentou Betina Lorschetter


Também em seu primeiro mundial, Carolina Bilich ressaltou a importância deste resultado na sua carreira.
- Sou muito nova, também nadei pela primeira vez um Mundial e chegou todo mundo muito junto. Este foi um resultado muito bom para nós. Para começar está bom, agora vamos torcer muito para os outros atletas do Brasil – comentou Carolina Bilich.
Entre os homens, o pódio foi composto por Chad Ho (55m17s6), da África do Sul, com o ouro, Rob Muffels (55m17s6), da Alemanha, com a prata, e Matteo Furlan (55m20), da Itália, com o bronze. O brasileiro Victor Colonese terminou o percurso logo depois, com 55m24s.
- Eu estou muito feliz! Meu objetivo era mesmo estar entre os dez. Estava entre os cinco primeiros até os últimos metros e sinto que faltou um pouco mais de experiência para me posicionar melhor e chegar mais na frente. Quero agradecer a toda delegação brasileira pelo apoio, assim como o meu clube e meus patrocinadores, por me ajudarem a chegar até aqui – comentou Victor Colonese.

O chefe da delegação brasileira em Kazan, Igor de Souza, analisou o primeiro dia de competição. “Tivemos excelentes resultados hoje. Apresentamos o time B e mesmo assim chegamos entre os melhores. Todos nadaram muito bem”.
Samuel de Bona, na 14º colocação com 55m25s, entre 47 inscritos, teve dificuldades para acompanhar o primeiro grupo de nadadores nos dois quilômetros e meio iniciais, terminou a primeira volta em 27º e fez o restante da prova para recuperar posições.
- Tive que superar um resultado não muito positivo do Pan-Americano para cá e trabalhei bastante o meu psicológico. Me senti bem na prova e queria ter ficado entre os dez, sei que tenho potencial para ter brigado por medalha. Claro que estar entre os 15 melhores do mundo é muito bom, mas tive problemas na primeira volta. Consegui recuperar muitas posições, mas acabei fazendo muita força – analisou Samuel de Bona.
A manhã foi de sol e ventos moderados, mas a temperatura da água estava em aproximadamente 20 graus.
Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto, ambas já campeãs da prova de cinco quilômetros em edições anteriores, nadarão na terça-feira, dia 28/07, a prova seletiva olímpica de dez quilômetros. Allan do Carmo e Diogo Villarinho serão os representantes do Brasil na prova masculina. 

Delegação brasileira
Atletas: Allan do Carmo, Ana Marcela Cunha, Betina Lorscheitter, Carolina Bilich, Diogo Villarinho, Poliana Okimoto, Samuel de Bona e Victor Colonese.
Treinadores: Carlos Rogério Arapiraca, Eduardo Santos, Fernando Possenti e Ricardo Cintra. Médico: José Juan Blanco. Fisioterapeuta: Arivan Gomes. Nutricionista: Marcela Amar. Chefe de equipe: Igor de Souza

Programação de Maratonas Aquáticas

Dia 27/07 – Segunda-Feira
12h (6h) – 10 km Masculino – Allan do Carmo e Diogo Villarinho
Dia 28/07 – Terça-Feira
12h (6h) – 10 km Feminino – Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto
Dia 30/07 – Quinta-feira
12h (6h) – 5km Equipes – Brasil
Dia 01/08 – Sábado
8h (2h) – 25 km – Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto, Allan do Carmo e Diogo Villarinho
Histórico de medalhas do Brasil
Roma 2009 – Bronze – 5 km feminino – Poliana Okimoto
Xangai 2011 – Ouro – 25km feminino – Ana Marcela Cunha
Barcelona 2013 – Ouro – Poliana Okimoto – 10km
Barcelona 2013 – Prata - Poliana Okimoto – 5km
Barcelona 2013 – Prata – Ana Marcela Cunha – 10 km
Barcelona 2013 – Bronze – Ana Marcela – 5km
Barcelona 2013 – Bronze – Allan do Carmo, Poliana Okimoto, Samuel de Bona – Prova de Equipe 5km
Nota: Em Barcelona 2013, o Brasil foi a equipe campeã das Maratonas Aquáticas.
Eliana Alves / Mariana de Sá




O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM 320.000 VISUALIZAÇÕES / MÊS NA WEB

http://www.kickante.com.br/campanhas/blog-francisswim-esportes-aquaticos




















No comments: