Thursday, August 13, 2015

Em dia com três dobradinhas e escalada de Edênia no ranking mundial, natação fatura 14 medalhas no Parapan


Foto Edênia voltou ao terceiro posto no ranking mundial
Os nadadores brasileiros fizeram sucesso nesta quarta-feira, 12, nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto. Ao todo, os representantes do país conquistaram 14 medalhas na piscina do Parapan Am Aquatics Centre, sendo cinco de ouro, seis de prata e três de bronze. Os destaque do dia foram as três dobradinhas brasileiras e a escalada de Edênia Garcia no ranking mundial da modalidade.
Edênia foi a campeã nos 50m costas S4, prova que é sua especialidade. A nadadora fechou a distância em 53s73 para pegar a medalha de ouro em uma disputa acirrada até os últimos centímetros com a mexicana Nely Miranda. A nadadora comemorou muito a vitória e a volta à terceira posição do ranking mundial da prova.
“Ela veio muito forte na eliminatória e eu já estava com o pensamento que eu teria que nadar para o meu melhor tempo e eu nadei muito. O recorde Parapan-Americano ainda é meu [51s51] e com esse tempo de hoje eu volto a ser a terceira melhor do mundo. É esse o meu objetivo: continuar baixando o tempo e para fazer isso eu tenho que treinar e prestar atenção nos mínimos detalhes. Estou muito feliz porque não foi só o tempo que foi bom. Há 20 dias a mexicana quebrou duas vezes o recorde mundial dos 50m livre, e fui lá e peguei o ouro, e isso é muito bom”, celebrou Edênia.
Pouco depois da vitória de Edênia, os brasileiros puderam comemorar três dobradinhas. Na primeira delas, o multimedalhista Daniel Dias liderou os 50m livre S5 para ficar com o ouro. Logo atrás dele chegou Clodoaldo Silva, que ficou com a prata e ouviu o hino brasileiro ao lado de Daniel no pódio. Na mesma prova, entre as mulheres, outra vez o Brasil ocupou os dois postos mais altos do pódio, com Joana Neves com a medalha dourada e Esthefany Rodrigues com a prateada.
A terceira dobradinha do dia saiu na classe SM9, nos 200m medley. Ruiter Silva e Lucas Mozela dominaram a prova para fechar a distância colocando o Brasil novamente em evidência nos dois primeiros lugares. Ruiter foi o mais rápido e ficou com o ouro, e Lucas ficou com a prata.
Outro atleta acostumado ao ponto mais alto do pódio que levou medalha de ouro foi Andre Brasil. O multicampeão venceu os 200m medley SM10 em prava emocionante contra o canadense Benoit Huot, que contou com a ajuda da animada torcida local, mas não conseguiu ultrapassar Andre.
Confira abaixo todas as medalhas conquistadas por brasileiros nesta quarta-feira na natação.
Ouro
Edênia Garcia – 50m costas S4 – 53s73
Daniel Dias – 50m livre S5 – 32s41 (PR)
Joana Neves – 50m livre S5 – 38s90 (PR)
Ruiter Silva – 200m medley SM9 – 2min26s42
Andre Brasil – 200m medley SM10 – 2min12s22
Prata
Raquel Viel – 400m livre S11-13 – 5min16s25
Clodoaldo Silva – 50m livre S5 – 34s94
Esthefany Rodrigues – 50m livre S5 – 45s72
Verônica Almeida – 100m peito SB7 – 1min40s79
Lucas Mozela – 200m medley SM9 – 2min29s18
Felipe Caltran – 100m peito SB14 – 1min14s33
Bronze
Ítalo Gomes – 100m livre S7 – 1min10s33
Talisson Glock – 100m livre S6 – 1min10s84
Ronystony Cordeiro – 50m costas S1-4 – 47s85

Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro em Toronto


COMO CONTRIBUIR PARA O BLOG FRANCISSWIM. LEIA MAIS AQUI

No comments: