Tuesday, April 8, 2014

RETA FINAL DE PREPARAÇÃO PARA O TROFÉU MARIA LENK



Todos os grandes nadadores do país estão na reta final de preparação para o Troféu Maria Lenk, de 21 a 26 deste mês, na piscina do Ibirapuera, em São Paulo, que está sendo reinaugurada. Serão 65 clubes e mais de 400 atletas atrás dos títulos nacionais e dos índices para participação nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanjing (agosto); no Campeonato Pan-Pacífico, na Austrália (agosto); e no Campeonato Sul-Americano de Mar del Plata (outubro). Este ano a competição apresenta uma novidade: a realização de uma prova de cinco quilômetros, na raia da USP, na tarde do último dia de competições.
O evento terá largada prevista para as 13h30 e é um teste para incentivar os nadadores das provas de fundo. Por enquanto, não vale pontuação para o Troféu Maria Lenk de Natação, mas é uma possibilidade no futuro. Ele atende a uma solicitação antiga de técnicos e atletas de provas de fundo e de maratonas aquáticas para valorizar o trabalho feito nas disputas de distâncias mais longas.
A Meia Maratona terá inscrições até o dia 18 de abril e, assim como o Troféu Maria Lenk de Natação distribuirá medalhas pra os três primeiros no feminino e no masculino e troféu para a equipe campeã e as que mais marcarem pontos por gênero. A raia da USP já sediou as provas da modalidade por ocasião do Campeonato Sul-Americano Absoluto de 2008.
O Brasil é uma potência mundial nas maratonas aquáticas, pois desde 2006 não sai do pódio de grandes competições da modalidade. Em 2013 a equipe brasileira foi campeã no Mundial de Esportes Aquáticos da FINA, em Barcelona, com uma medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze. Antes o país obtivera uma medalha de ouro no Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai 2011 e uma de bronze no Mundial de Roma 2009, sem contar as dezenas de pódios em etapas da Copa do Mundo da FINA e as medalhas no Mundial específico de maratonas aquáticas.
Desde o Mundial de Barcelona, além de Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto, líderes e naturalmente candidatas ao pódio de qualquer grande competição do esporte, o Brasil surgiu com um time masculino fortalecido e também brigando pelas principais posições.
Troféu Maria Lenk de Natação 2014
Data: 21 a 26/04
Local: Parque Aquático do Parque Ibirapuera
Horários: Eliminatórias – 9h30 / Finais – 17h00
Meia Maratona Maria Lenk
Data: 26/06
Local: Raia da USP
Horário: 13h30
Eliana Alves/ Souza Santos/ Mariana de Sá

Foto satiro sodré

No comments: