Tuesday, April 8, 2014

Equipe formada para disputa de Grand Prixs da FINA de Saltos Ornamentais


A  seleção brasileira de saltos ornamentais que disputará as etapas do Canadá e Porto Rico do circuito de Grand Prixs da FINA está formada. Após cinco Tomadas de índices em fevereiro, março e abril,  encerrando na última 6ª feira, 4 de abril, no Rio de Janeiro, o time brasileiro será composto por cinco mulheres e cinco homens.
A equipe mescla a experiência de uma Juliana Veloso, atleta com inúmeras participações olímpicas e medalhista pan-americana com jovens que buscam mais experiência para poder manter o sonho olímpico. Neste caso estão Andressa Mendes, saltadora “caçula” dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara/2011 e mais jovem atleta de toda a delegação brasileira; Giovana Pedroso, finalista do Mundial Junior de Adelaide 2012, e Ingrid Oliveira, classificada para os Jogos da Juventude, em agosto deste ano, na China.
A delegação viaja no próximo dia 27 de abril para competir de 1º a 4 de maio em Gatneau, no Canadá, e de 8 a 11/5, em San Juan, Porto Rico.  As etapas do Grand Prix serão seletivas para a Copa do Mundo FINA de Saltos Ornamentais, em julho, também na China. Após o fim da Tomada de Índices, no Fluminense, aconteceu uma apresentação do novo dueto olímpico brasileiro de nado sincronizado, formado por Giovana Stephan e Luisa Borges, seguida pela assinatura do contrato da CBDA com a Universidade Estácio de Sá, que fornecerá bolsas de estudo para atletas dos esportes aquáticos.
No feminino, o Brasil competirá nos Grand Prixs com Juliana Veloso e Luana Lira no trampolim de 3 metros; Andressa Mendes e Giovana Pedroso na plataforma; e a mesma Giovana, ao lado de Ingrid Oliveira na plataforma sincronizada.
No masculino, os classificados foram César Castro e Ian Matos, no trampolim de 3 metros; o mesmo Ian, ao lado de Luiz Felipe Outerelo no trampolim de 3 metros sincronizado; e Hugo Parisi e Rui Marinho na plataforma. Os técnicos são Andreia Boehme, Ricardo Moreira, Roberto Gonçalves e Alexander Ferrer.
Ian Matos, paraense que está desde janeiro no Rio de Janeiro, gostaria de mais competições internacionais para melhorar o nível técnico do grupo.
- Gostaria que o Brasil disputasse mais etapas do circuito de Grand Prixs, para termos mais competições internacionais no currículo e também para que mais saltadores fosse contemplados com a viagem, alternando-se os destinos. As competições de saltos estão todas vinculadas, ou seja, só disputamos a Copa do Mundo se conseguirmos índices nos Grand Prixs, e a Copa do Mundo, por sua vez é seletiva também para outras. Se o atleta não conseguir na primeira, não disputa nenhuma na sequencia. Fico feliz em ir para mais um ano de Grand Prix. Já competi em etapas na Espanha, Rússia, EUA e Canadá, mas em outra cidade, Montreal. Em Porto Rico, só competi em competição juvenil, que considero a melhor que fiz – disse Ian, que veio treinar no Fluminense junto a Luiz Outerelo para melhorar o entrosamento e aumentar a dificuldade de saltos visando os Jogos Olímpicos, na qual o Brasil tem garantido uma dupla entre os oito participantes de cada modalidade de saltos sincronizados por ser país-sede, “acredito muito na dupla feminina do Brasil. Ingrid e Giovana são entrosadas, jovens e fortes e vejo chances de medalhas para elas em 2016”, concluiu Ian.
.
Eliana Alves / Souza Santos / Mariana de Sá

FOTO SATIRO SODRÉ

No comments: