Wednesday, June 24, 2015

Ginga, mascote oficial do Time Brasil, que vai representar os atletas e a torcida brasileira , é apresentado com festa no Maria Lenk


Com a presença da presidente Dilma Rousseff, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou a mascote do Time Brasil nesta terça-feira, dia 23, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Em uma manhã repleta de atividades e comemorações pelo Dia Olímpico, que marca a data de fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI), atletas e treinadores da delegação brasileira nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015 se despediram oficialmente da presidente Dilma.
“Estamos a 409 dias do início das Olimpíadas, quando o Rio de Janeiro vai se transformar na capital olímpica e, por ao ser a cidade olímpica, nada mais justo que hoje estejamos aqui para celebrar o Dia Olímpico, que no Brasil também é o Dia Nacional do Desporto”, disse a presidente Dilma. “Nada melhor que fazê-lo neste parque aquático que traz o nome de uma grande esportista: Maria Lenk, primeira brasileira recordista mundial de natação, primeira sul-americana a participar de uma Olimpíada, uma educadora dedicada à formação de novos atletas. Todas as crianças e os jovens que se apresentaram hoje são legítimos herdeiros da dedicação e excelência de Maria Lenk”, completou Dilma.
Estiveram presentes ao lançamento da mascote, além da Presidente, o Governador do Rio, Luiz Fernando Pezão; o Prefeito Eduardo Paes; o ministro do Esporte, George Hilton; o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Carlos Arthur Nuzman; o chefe da missão brasileira nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, Bernard Rajzman; presidentes de Confederações Brasileiras Olímpicas, atletas, entre outros.
“Este é um dia histórico para o esporte olímpico brasileiro. Todos os anos o COB celebra o Dia Olímpico com clínicas e atividades esportivas para crianças e jovens. Este ano, a nossa alegria especial por poder comemorar essa data com a nossa presidenta Dilma Rousseff”, disse o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. “Essa é uma grande oportunidade para difundirmos os valores do esporte – cidadania, ética, inserção na sociedade e práticas de uma vida saudável”, completou Nuzman.
Ginga é uma onça-pintada, representa o Time Brasil, e veste o uniforme com as cores da Bandeira Nacional. A mascote servirá de fonte de inspiração para os atletas brasileiros. Além disso, Ginga vai estampar sua imagem nos mais variados produtos, como mochilas, bonés, cadernos canecas e camisas. A pelúcia do Ginga começará a ser vendida em agosto, por R$ 99,00, em lojas online e em outras lojas de Rio 2016.
O diretor executivo de esportes do COB, Marcus Vinicius Freire, explica que os Jogos Olímpicos Rio 2016 abrem a possibilidade de criação de diversas ações para integrar e motivar a torcida brasileira em torno do Time Brasil. “Ano passado lançamos a marca do Time Brasil, hoje lançamos o Ginga, no ano que vem vamos lançar a música do Time Brasil. Ou seja, disputar os Jogos Olímpicos em casa nos traz algumas vantagens e a gente precisa que elas sejam cada vez maiores”, disse Marcus. “O Time Brasil são os atletas das modalidades olímpicas e pan-americanas, os 600 que estarão em Toronto, os 450 que estarão nos Jogos Olímpicos, representando os 200 milhões de brasileiros”, completou.
Ginga é uma palavra de origem africana, mas genuinamente brasileira, que corresponde a um movimento ágil do corpo, característico de muitos esportes. Para criar a mascote, o COB realizou concorrência, através de edital, onde participaram quatro empresas. Uma banca julgadora formada pelo COB e por profissionais de outras empresas, entre eles Cesar Coelho, sócio fundador da Anima Mundi, que também participou como consultor, selecionou a Oca Filmes. A OCA é um estúdio brasileiro de design especializado em animação, efeitos digitais e em 3D.
Ao escolher a onça, o COB destacará também o que é feito por ONGs para a conservação desse animal. A escolha desses trabalhos será realizada pela ARCA Brasil (Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal), entidade reconhecida internacionalmente por sua atuação em prol dos animais, que realizou um cuidadoso levantamento, dividido pelos biomas onde a onça-pintada pode ser encontrada. Desta forma, o COB lança um olhar para o papel que a mascote Ginga pode ter na preservação da mais rica biodiversidade do planeta.


O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM 320.000 VISUALIZAÇÕES / MÊS NA WEB



























No comments: