Wednesday, May 17, 2017

TROFÉU BRASIL DE SALTOS ORNAMENTAIS E INDERFEDERATIVO DE NADO SINCRONIZADO ACONTECEM SIMULTANEAMENTE NO PARQUE AQUÁTICO MARIA LENK


Rio de Janeiro/RJ – O parque aquático Maria Lenk terá uma semana agitada ao receber duas competições aquáticas, praticamente de forma simultânea. Uma é o tradicional Troféu Brasil de Saltos Ornamentais, em sua 47ª edição. A outra é o 5º Interfederativo de Nado Sincronizado, voltado para a nova geração, com o objetivo de desenvolver de forma homogênea a base da modalidade.
 Os principais saltadores do país, incluindo César Castro, que vive nos Estados Unidos, e chega no dia 18, estarão no Maria Lenk, palco olímpico dos Jogos Rio 2016. O Troféu Brasil de Saltos, de quinta, 18/5, a sábado, 20/5, terá a participação de 11 agremiações e cerca de 50 saltadores, das cinco regiões do país: Complexo Aquático Anado/SC; Pinheiros/SP; Fluminense/RJ; Abrasso/DF; Adesef/PA; Gama/DF; Clube Semanal de Cultura Artística/SP; Mackenzie/DF; Grêmio Cief/PB; Botafogo/RJ; e Instituto Pró Brasil-UnB/DF.
A competição é a última oportunidade para quem deseja representar o país no próximo Mundial dos Esportes Aquáticos, em Budapeste, na Hungria, em julho. Por enquanto, o Brasil tem três saltadoras com índice para o Mundial em provas individuais: Ingrid Oliveira, do Fluminense, e Giovanna Pedroso, do Botafogo, na plataforma; e Luana Lira, do Grêmio Cief, no trampolim de 3 metros.
No nado sincronizado, a competição terá 72 atletas de 11 a 14 anos, um recorde neste campeonato. Serão nove seleções estaduais – Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba e Distrito Federal - de todas as regiões do Brasil, competindo de sexta, 19/5, a domingo, 21/5, na piscina onde foram realizadas as disputas de nado sincronizado nos Jogos Pan-Americanos Rio 2017 e Jogos Olímpicos Rio 2016. Na semana seguinte acontecerá uma série de clínicas no local, voltadas para atletas, técnicos e árbitros da modalidade, dentro do projeto “Novos Talentos”.
Programação Troféu Brasil de Saltos e Interfederativo de Nado Sincro
4ª feira, 17/514h: Congresso Técnico do Troféu Brasil de Saltos
5ª feira, 18/5 9h: Troféu Brasil de Saltos – Abertura oficial / Trampolim 1m Masc (final direta) / Trampolim 3m misto (final direta)

14: Plataforma Fem (eliminatória) / Trampolim 3m Masc (eliminatória) / Prova de Equipe (final direta)

19h: Congresso Técnico do Interfederativo de Nado Sincronizado
6ª feira, 19/58h: Interfederativo de Nado Sincronizado - prova de solo

10h: Troféu Brasil de Saltos - Trampolim 3m Fem (eliminatória) / Plataforma Masc (eliminatória) / Plataforma mista (final direta)

14h: Trampolim 1m Fem (final direta) / Trampolim 3m Feminino sincronizado (final direta) / Plataforma Masculina Sincronizada (final direta)
Sábado, 20/5
8h: Prova de Figuras do Interfederativo de Nado Sincro (sem som) na piscina olímpica

9h: Plataforma Fem (final) / Trampolim 3m Masc (final) / Plataforma Fem sincronizada (final direta)

13h: Trampolim 3m Fem (final) / Trampolim 3m Masc sincronizado (final direta) / Plataforma Masculina (Final)

Domingo, 21/5
9h10: Interfederativo de Nado Sincronizado - prova de duetos
10h30: Interfederativo de Nado Sincronizado - prova de equipes

Por Eliana Alves / Souza Santos / Mariana de Sá CBDA





No comments: