Monday, May 22, 2017

DEIXE SEU CORPO BONITO E SAUDÁVEL COM A NATAÇÃO




Por trabalhar praticamente com todos os músculos em sua atividade, a natação é uma das modalidades que melhor geram o desenvolvimento atlético, deixando o organismo mais forte, regulado, e o corpo em dia. Além disso, ela alivia tensões diárias e auxilia a recuperação de lesões, pois, graças ao impacto com a água, a força muscular é amortecida.
Se esporte e lazer precisam caminhar juntos para a conquista natural de uma boa qualidade de vida, as atividades físicas dentro d'água são fundamentais, principalmente no verão. Para aliviar o calor e deixar o corpo em forma, bonito e saudável, a natação é uma das modalidades mais completas e interessantes para se praticar durante a estação mais quente do ano.

Por trabalhar praticamente com todos os músculos em sua atividade, a natação é uma das modalidade que melhor geram o desenvolvimento físico, deixando o organismo mais forte e regulado. Além disso, ela alivia tensões diárias e auxilia a recuperação de lesões, pois, graças ao impacto com a água, a força muscular é amortecida.

"A natação proporciona diversos benefícios dentre os quais podemos destacar como principais: melhora do condicionamento físico, emagrecimento, aumento da capacidade respiratória e circulatória, tratamento de doenças respiratórias, como bronquite e asma. Além disso, contribui no desenvolvimento da coordenação motora e equilíbrio, desenvolvendo também todos os músculos do nosso corpo tornando mais resistente, flexíveis e tonificados", explica o professor de educação física especialista em natação, Victor Grey.

Natação para todas as idades!
A natação, geralmente, é um dos primeiros esportes da vida de crianças. Fora os problemas relacionados à respiração, muito comum nessa fase, e da necessidade natural de aprendar a nadar, a atividade gera grande desgaste físico, ajudando a gastar a energia de sobra que os pequenos tem no dia a dia. Contudo, esses benefícios serve para todas as idades.
"Qualquer pessoa pode nadar! Desde os bebês recém-nascidos aos idosos, pessoas com alguma limitação motora ou deficiência física. Mas, no caso dos bebês, é necessário autorização do pediatra para que a prática seja iniciada logo nos primeiros meses de vida", finaliza o profissional.

Antes de nadar, procure um profissional
Os benefícios adquiridos com o nado são heranças adquiridas por toda a vida, desde que essa prática seja mantida regularmente. Mas, como em todo exercício, quem pretende praticar, deve ser avaliado por um profissional e orientado.

"Antes da prática da natação, é recomendado fazer uma avaliação física por um médico, para identificar se o praticante está saudável e apto para atividade proposta. É muito importante salientar que toda prática requer supervisão de um profissional qualificado", reitera Grey.



No comments: