Wednesday, September 3, 2014

BRASIL VEM COM FORÇA EM BUSCA DO PRIMEIRO TÍTULO NO DESAFIO PIRAQUÊ RAIA RÁPIDA


Grandes nomes da natação brasileira vão formar o quarteto que irá buscar o título do evento na piscina do Botafogo, no Rio de Janeiro


Reforçando ainda mais o clima olímpico que já toma conta da cidade, o Rio de Janeiro irá receber a terceira edição do DESAFIO PIRAQUÊ RAIA RÁPIDA no dia 14 de setembro e a equipe brasileira que irá para a piscina do Botafogo, sede do evento, em busca do título já está definida. Os nadadores Felipe França, Guilherme Guido, Matheus Santana e Nicholas Santos serão os representantes do Brasil no desafio que conta com provas rápidas e emocionantes em 50m nos quatro estilos (borboleta, costas, livre e peito), além de um revezamento 4x50m medley. A equipe verde-amarela enfrentará grandes nomes da natação mundial, como a equipe dos Estados Unidos, Austrália e África do Sul.

Dos quatro atletas, Matheus Santana será representante do nado livre, um grande talento de apenas de 18 anos, que é a grande revelação da atual geração de nadadores brasileiros. Matheus, que irá competir em casa, já que iniciou no esporte no Botafogo, é o recordista mundial Junior dos 100m (48s25) e esteve em Nanquim, na China, disputando os Jogos Olímpicos da Juventude, onde conquistou a medalha de ouro nos 100m livre e prata nos 50m livre e no 4x100m livre misto. O atleta ainda participou dos Jogos Sul-Americanos de 2014, realizado em Santiago, onde venceu os 100m livre, 4x100m livre e 4x100m medley.

Nicholas Santos é o único que já disputou o desafio, participando do evento em 2013, onde o Brasil conquistou a segunda colocação. O atleta retorna nesta edição para defender o título de campeão do Raia em sua categoria. Representante do estilo borboleta, Nicholas participou dos Jogos Olímpicos em 2008 e 2012, possui quatro medalhas em campeonatos mundiais, incluindo um ouro nos 50m borboleta no Mundial de piscina curta de Istambul-2012, além de três medalhas em Jogos Pan-Americanos.

Com participação nos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim e duas medalhas de bronze em mundiais de piscina curta, no 4x100m medley em Dubai (2010) e no 100m costas em Istambul (2012), Guilherme Guido chega ao Raia Rápida para representar a equipe brasileira no nado costas.

“O nível da competição desta edição do evento está muito alto, visto que os atletas estão entre mais rápidos de cada país nos seus estilos. Creio que este ano veremos o time mais forte que o Brasil já teve no Raia Rápida” falou Guilherme.

Para completar a equipe verde-amarela, Felipe França, especialista no nado peito, tem um currículo recheado, com cinco medalhas em campeonatos mundiais, incluindo dois ouros nos 50m peito no mundial realizado em Xangai, em 2011, e no mundial de piscina curta de Dubai, em 2010. Felipe foi recordista mundial dos 50m peito em piscina longa, acaba de conquistar a medalha de prata nos 100m peito no Pan-Pacífico, disputado em Gold Coast, na Austrália, e ainda possui dois ouros em Jogos Pan-Americanos. O atleta falou sobre a expectativa de participar do DESAFIO PIRAQUÊ RAIA RÁPIDA em 2014: “É sempre bom nadar com pessoas de alto nível, por isso o evento é excelente, além de cair em um período muito bom, onde estarei treinando para o Mundial de piscina curta em Doha”, disse Felipe.

“A equipe brasileira chega muito forte, mas precisamos nos concentrar e adquirir unidade para entrar forte no revezamento, que será a chave para a vitória”, completou Felipe França.

Sobre o Raia Rápida
Cada país será representado por quatro atletas, que competirão em provas individuais e de revezamento, sempre nadando no seu melhor estilo (borboleta, costas, peito e livre). Os atletas disputam provas eliminatórias, sempre na distância de 50m. Os últimos colocados de cada prova são eliminados da etapa seguinte, até que restem apenas dois nadadores para a final de cada modalidade.  Logo depois, os nadadores voltam à piscina para a segunda fase do Desafio, que é a prova de  revezamento medley.  A equipe com maior pontuação nas duas fases será a campeã do DESAFIO PIRAQUÊ RAIA RÁPIDA 2014.
De In Press Media Guide

Rio de Janeiro, 28 de agosto de 2014.
FOTOS CBDA


E-MAIL: francisswim@gmail.com
FONE 5191415266
SIGA-ME PELO www.twitter.com/francisswim
FACEBOOK https://www.facebook.com/francisswimnatacao
WhatsApp 5197226748



No comments: