Saturday, September 6, 2014

Cesar Cielo fecha Finkel com seis medalhas e dois índices para o Mundial de Doha


O velocista obteve vaga na seleção nos 50 m livre, com o melhor tempo do mundo no ano, e nos 100 m livre e comemorou o título de campeão com o Minas tc.
Guaratinguetá – Cesar Cielo fechou com ouro nos 100 m livre (46s08) e prata no revezamento 4×100 m medley, com a equipe Fiat/Minas (3min30s38), o XLIII Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação/Troféu José Finkel, na piscina do Parque Aquático do Itaguará Country Club, em Guaratinguetá (SP), neste sábado (6/9). O Minas Tênis Clube foi campeão, com 2.945 pontos. Cielo ainda assegurou índice nos 100 m livre para o Mundial de Doha, no Catar, de 1 a 6 de dezembro.
No Finkel, Cesar Cielo levou seis medalhas no total. Ainda ganhou mais duas medalhas em provas individuais: a de ouro nos 50 m livre (20s72) – com o melhor tempo do mundo no ano nas eliminatórias (20s68) – , e a de prata nos 50 m borboleta (22s46). Com a Fiat/Minas levou ouro nos revezamentos 4×50 m livre (com Felipe Martins, Fernando da Silva e Ítalo Duarte, em 1min25s29) e no 4×100 m livre (com Henrique Martins, Nicolas Oliveira e Fernando Silva, em 3min08s24, recorde do campeonato). A prata no 4×100 m medley veio com Fernando da Silva, Felipe Lima e Marcos Macedo.
 “Foi uma semana produtiva. Foi importante o Minas levar esse título com uma pontuação significativa em relação ao segundo colocado (o Pinheiros, com 1.974 pontos) e também porque conseguimos colocar vários atletas na seleção”, disse Cielo. “O mais importante era a classificação. Agora, é botar na cabeça que tem de ser melhor do que isso. Agora, lá no Mundial, é nadar mais rápido. A prioridade é eu nadar as provas individuais e ajudar o Brasil como eu puder”, disse Cielo. Considerou boa a sua participação no Finkel, mas acha que vai precisar de ajustes para ir ao Mundial. Queria ter nadado 10 centésimos de segundos mais rápido nos 50 m e nos 100 m. “É manter a seriedade nos treinamentos, que no final vai dar tudo certo.”
Classificado para o Mundial nos 50 m e nos 100 m livre, Cesar Cielo fará um período de dois meses de treinos em Scottsdale, Arizona, Estados Unidos, com Scott Goodrich, a partir de planejamento definido com o Minas Tênis Clube e a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). “Vou fazer a preparação para o Mundial lá fora, com um pouquinho mais de tranquilidade, um trabalho um pouco mais individualizado. Até Doha, vou para o Arizona, treinar com o técnico que me treinou para Barcelona e tentar buscar as melhores marcas no Mundial.”
Das 11 medalhas ganhas em Mundiais, oito delas de ouro e em provas individuais, duas são em piscina curta (25 metros), conquistadas em Dubai, em 2010 – nos 50 m livre (21s51) e nos 100 m livre (46s74), ambas com recordes sul-americanos que perduram ainda hoje. A primeira medalha de Cielo em um Mundial vem da piscina curta – de prata, em Indianápolis/2004, com o revezamento 4×100 m livre. Tem mais dois bronzes com os revezamentos do Brasil, conquistados em 2010 (4×100 m livre e 4×100 m medley). As outras seis medalhas foram ganhas em Mundiais de piscina de 50 m (Roma/2009, xangai/2011 e Barcelona/2013).
De olho no revezamento 4×100 m em 2016
O que a boa safra de velocistas pode fazer em termos de resultados para o Brasil foi um dos questionamentos constantes no Finkel. “Estamos na melhor fase em relação a essas provas rápidas. O Matheus Santana está despontando para ser nosso sucessor e temos vários outros nomes na velocidade. Acho que a gente pode almejar boas coisas com esse grupo de velocistas. Vamos pensar passo a passo. Ver como nos saímos no Pan e no Mundial de 2015 e nas próximas competições para ver se esse revezamento é suficiente para pegar medalha na Olimpíada de 2016″, avaliou Cesar Cielo, sobre o 4×100 m que o Brasil pode montar para os Jogos do Rio.
Cielo disse que o Brasil tem hoje um time forte de velocistas – com ele, Bruno Fratus, Nicolas Oliveira, Nicholas Santos, Marcelo Chierighini, João de Lucca e Matheus Santana – que pode até pensar em diversificar a seleção em competições. “Podemos ter seleções mistas, mantendo o bom nível competitivo. O Sul-Americano, por exemplo, não vai dar para mim, porque estou treinando e competindo em piscina curta, mas para o Matheus pode ser uma grande competição. Ele ainda vai ter um crescimento muito grande, enquanto nós, os mais velhos, vamos evoluir num ritmo menos acelerado. Mas até 2016 podemos ter um time forte para disputar medalha e brigar por algo muito bom para a natação brasileira no revezamento 4×100 m livre.”
Cesar Cielo é atleta da Fiat/Minas, equipe de natação do Minas Tênis Clube, e tem patrocínio de Gatorade, adidas, Embratel, Furnas, Fiat e Correios.



E-MAIL: francisswim@gmail.com
FONE 5191415266
SIGA-ME PELO www.twitter.com/francisswim
FACEBOOK https://www.facebook.com/francisswimnatacao
WhatsApp 5197226748

No comments: