Wednesday, September 10, 2014

ESTRELAS DA NATAÇÃO MUNDIAL COMPETEM NO RIO DE JANEIRO


A cidade olímpica receberá neste domingo, dia 14 de setembro, alguns dos maiores nomes das piscinas na terceira edição do DESAFIO PIRAQUÊ RAIA RÁPIDA


créd: Sátiro Sodré

A proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016 tem atraído cada vez mais grandes atletas do esporte mundial a competições no Rio de Janeiro. O DESAFIO PIRAQUÊ RAIA RÁPIDA não poderia ficar de fora e no próximo domingo, dia 14 de setembro, a piscina do Botafogo recebe grandes nadadores para uma competição eletrizante. Entre eles, Anthony Ervin, o norte-americano campeão olímpico dos 50m livre em Sydney-2000, Roland Schoeman e Cameron van der Burgh, dois dos maiores nomes da história da natação sul-africana, além dos brasileiros Matheus Santana, Nicholas Santos, Felipe França e Guilherme Guido. O desafio conta com provas rápidas e emocionantes em 50m nos quatro estilos (borboleta, costas, livre e peito), além de um revezamento 4x50m medley. A equipe verde-amarela enfrentará grandes estrelas da natação mundial, como a equipe dos Estados Unidos, Austrália e África do Sul.
Estreando no Raia Rápida, o americano Anthony Ervin terá a missão de liderar a equipe dos Estados Unidos em busca do bicampeonato do evento. Ervin foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, na prova de 50m livres, com apenas 19 anos. Pouco tempo depois, surpreendeu o mundo ao anunciar a aposentadoria do esporte. Em 2011, após 8 anos afastado, voltou a natação e conquistou a vaga para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, onde conquistou o 5º lugar. Em 2014, participou do Pan-Pacífico, na Austrália, e mostrou que ainda é um dos melhores do mundo, ficando com a medalha de prata nos 50m livre.
O experiente e laureado nadador Roland Schoeman comanda a equipe da África do Sul, que pela primeira vez estará presente no Raia Rápida. Nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, fez parte da equipe do revezamento 4x100m livre que impressionou o mundo ao conquistar o ouro com recorde mundial. Ainda ficou com a prata nos 100m livre e o bronze nos 50m. Em 2005 rejeitou 6 milhões de dólares oferecidos pelo Catar para se naturalizar e competir pelo país. Schoeman é considerado um dos maiores velocistas da história da natação, sendo recordista mundial nos 50m livre em piscina curta (20.30) desde 2009, além de possuir 5 medalhas em Mundiais, 12 em Jogos da Commonwealth e 4 em Pan-Pacíficos.
Outra grande estrela vinda da África do Sul para o Raia Rápida é Cameron van der Burgh. Atual recordista mundial de três provas (50m peito em piscina curta, 100m peito e 100m peito em piscina curta), Cameron é o sul-africano com mais medalhas na história dos Mundias, 11, além de 6 em Jogos da Commonwealth e a mais importante da carreira: o ouro nos 100m peito nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Com apenas 26 anos, Cameron van der Burgh ainda tem um longo caminho pela frente, mas já está na história da natação.
 A equipe do Brasil tem como um dos destaques a juventude de Matheus Santana, de apenas 18 anos, recordista mundial junior dos 100m livre (48.25), medalha de ouro na mesma prova nos Jogos Olímpicos da Juventude e prata nos 50m e no revezamento 4x100m livre misto, sendo considerado uma das grandes revelações da natação mundial em 2014. Outro destaque é Felipe França, ex-recordista mundial dos 50m peito, campeão da mesma prova nos Mundiais de 2010 (Dubai) e 2011 (Xangai) e que vem fazendo uma temporada brilhante liderando o ranking mundial nos 50m e 100m peito.
 O time verde e amarelo ainda terá a presença de Nicholas Santos, nadador experiente, com uma das melhores saídas de bloco do mundo e que foi medalha de ouro nos 50m borboleta no Mundial de Istambul-2012. Nicholas também vem fazendo uma boa temporada e possui o segundo melhor tempo do ano nos 50m borboleta. Completa a equipe, no nado costas, Guilherme Guido, atleta com duas participações em Jogos Olímpicos e duas medalhas em campeonatos mundiais.

Sobre o Raia Rápida
Cada país será representado por quatro atletas, que competirão em provas individuais e de revezamento, sempre nadando no seu melhor estilo (borboleta, costas, peito e livre). Os atletas disputam provas eliminatórias, sempre na distância de 50m. Os últimos colocados de cada prova são eliminados da etapa seguinte, até que restem apenas dois nadadores para a final de cada modalidade.  Logo depois, os nadadores voltam à piscina para a segunda fase do Desafio, que é a prova de revezamento medley.  A equipe com maior pontuação nas duas fases será a campeã do DESAFIO PIRAQUÊ RAIA RÁPIDA 2014.
Confrontos Desafio Piraquê Raia Rápida 2014
AUSTRÁLIA – Kurt Herzog (livre) / Jayden Hadler (borboleta) / James Stacey (peito) / Daniel Arnamnart (costas)
BRASIL – Matheus Santana (livre) / Nicholas Santos (borboleta) / Felipe França (peito) / Guilherme Guido (costas)
ESTADOS UNIDOS – Anthony Ervin (livre) / Eugene Godsoe (borboleta) / Mike Alexandrov (peito) / David Plummer (costas)
ÁFRICA DO SUL – Roland Schoeman (livre) / Giulio Zorzi (borboleta) / Cameron van der Burgh (peito) / Gehard Zandberg (costas)
O Desafio Piraquê Raia Rápida é uma realização da Faz Sport, promoção da Effect Sport e conta com o patrocínio da Piraquê, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Esporte e Lazer e Lei de Incentivo ao Esporte. A competição tem ainda apoio da Revista SwimChannel.
Programação Desafio Piraquê Raia Rápida:
Quinta - 11/09 – 14h- Coletiva de Imprensa / treino aberto - Piscina do Botafogo
Sexta - 12/09 – 14h - Ação social  - Complexo Esportivo da Rocinha
Sábado - 14/09 – 10h - Desafio Piraquê Raia Rápida  - Piscina do Botafogo


PARA CURTIR CLICAR NO LINK 



E-MAIL: francisswim@gmail.com
FONE 555191415266
WhatsApp 5197226748


No comments: