Saturday, June 10, 2017

NADANDO NO MAR COM SEGURANÇA


Nadar em águas abertas é uma atividade para os fortes. Mesmo assim, tem horas em que o mar resolve dar um susto nos atletas. Se isso acontecer, o que você mais precisa é manter a calma e pensar numa solução para a situação. E, da próxima vez, ter o cuidado triplicado!

Use toucas com cores fortes
Ajude a organização da prova a saber onde você está. Toucas com cores chamativas são mais fáceis de serem avistadas pelas embarcações que fazem a segurança de provas. Se você precisar de ajuda, eles perderão menos tempo te procurando. E, caso você esteja treinando, jet skis, lanchas e outras navegações poderão te ver de longe e sair do seu caminho rapidamente, evitando acidentes.

Vai treinar no mar? Avise alguém!
Se o seu objetivo é praticar um pouco no mar aberto, tome o cuidado de avisar a um amigo, parente ou colega de treinos. Melhor ainda: fale com o salva-vidas do local. Se possível, dê a ele uma estimativa de quanto tempo deve levar treinando. Se as coisas saírem do controle, essa pessoa conseguirá acionar o resgate com agilidade, aumentando a sua segurança.
Na melhor da melhor das hipóteses, peça para que alguém acompanhe o seu trajeto numa embarcação, algo como um jet ski, de uma distância segura. Assim, ela será capaz de te prestar auxílio ainda mais rapidamente.


Cuidado com a hipotermia
Um dos maiores problemas da natação em águas abertas é a hipotermia, redução brusca da temperatura corporal. Uma das técnicas utilizadas pelos nadadores para lutar contra ela é forçar a exalação enquanto o seu rosto ainda estiver dentro da água.

Cuidado com as boias

Nem sempre isso será possível, mas procure manter uma boa distância entre você e a boia quando você for contorná-la. Isso evitará que você prenda os seus braços e pernas nas cordas, algo que pode ser bem desesperador. Se, mesmo assim, isso acontecer, mantenha a calma e veja se consegue remover o seu membro. Foque nisso e não na competição. Troféu nenhum vale o seu bem-estar. Caso não consiga, sinalize para o staff da prova.





No comments: