Monday, June 12, 2017

MONICA VELOSO NOS JOGOS AQUÁTICOS PARALIMPICOS DO CEARÁ




Fortaleza foi sede dos VIII Jogos Aquáticos do Ceará - Modalidade Natação Paralímpica, nesse final de semana com cerca de 180 paratletas, de 28 entidades de 16 estados de todas as regioes do Brasil, um grande crescimento, graças à repercursão nacional de edições anteriores. Paratletas com deficiência visual, física e intelectual disputam, de acordo com seu grau de deficiência, seguindo as regras do Comitê Paralimpico Internacional (IPC). Com o objetivo principal promover a maior integração do esporte adaptado nos estados do Brasil, o evento paralimpico é realizado pela Federação Cearense de Desportos Aquáticos com a parceria da Acea- Associação Cearense de Esporte Adaptado.
A ABAD- Associação Baiana de Atletas Deficientes, participou com apenas dois paratletas, com resultado bastante expressivo, ficando em 13 lugar pelos excelentes resultados de seus representantes: Mônica Veloso e José Carlos Santos.

JOSÉ CARLOS SANTOS, ficou em 32 lugar na colocação geral masculino com 103 participantes,  com 27 pontos, e levou 1 medalha de ouro nos 800m livre, 1 de prata nos 100m peito e 1 bronze nos 100m livre.
A paratleta MÔNICA VELOSO (ZETRA/SUDESB/NISSAN/ECVITÓRIA/ADELBA), conquistou 7 medalhas, ficando em 5 lugar geral feminino com 56 pontos, sendo a atleta a nadar  o maior número de provas no evento, entre as 43 participantes. A paratleta foi 7 ouro nos 400m livre, 800m livre, 200m medley e 100m peito, 2 prata nos 100m costas e 100m livre e 1 bronze nos 50m livre.
Treinando em um ritmo forte, e vindo de uma série de competições de piscina e maratona aquática consecutivas, Mônica Veloso, se prepara para o principal evento paralimpico de 2017, o Open Swimming Germany Paralimpic, em julho, e nesse feriado, deverá estar em São Paulo para fazer 4 provas do Torneio Paralimpico Sergio del Grande, no Centro Esportivo Paralimpico, organizado pelo CPSP- Clube dos Paraplégicos de São Paulo.
Por Monica Veloso

Fotos Monica Veloso




No comments: