Tuesday, September 8, 2015

ESTRELAS DA NATAÇÃO DESEMBARCAM NO RIO DE JANEIRO PARA O DESAFIO RAIA RÁPIDA


Evento conta com medalhistas olímpicos como Anthony Ervin e Roland Schoeman. Competição terá gostinho de prévia dos Jogos Rio 2016. Treino aberto acontece nesta quinta (10), a partir das 8h

O DESAFIO RAIA RÁPIDA, que acontece no domingo, dia 13 de setembro, reunirá grandes nomes da natação mundial e promete fortes emoções para o público na piscina do Mourisco Mar, sede náutica do Botafogo. Alguns dos nadadores mais experientes do planeta estarão no Rio de Janeiro defendendo seus países como o americano Anthony Ervin (campeão olímpico em Sidney-2000) e o sul-africano Roland Schoeman (que possui três medalhas olímpicas em Atenas-2004). A equipe verde e amarelo contará com a força do paulista Nicholas Santos, um dos principais nomes da seleção brasileira (prata no Mundial de Kazan-2015). A edição de 2015 contará com times do Brasil, Estados Unidos, África do Sul e Itália, que faz sua estreia na competição. Todos os participantes farão um treino aberto nesta quinta, a partir das 8h, no local do evento.

Os três veteranos são um grande exemplo de como a experiência pode ser favorável aos competidores de natação. Anthony Ervin está com 34 anos. Foi campeão Olímpico dos 50m livre, em Sydney 2000, com apenas 19 anos e se aposentou aos 22. O americano teve um retorno brilhante em 2011, conquistando a vaga para as Olimpíadas de Londres e agora espera representar os EUA nos Jogos Rio 2016. Além da paixão pela piscina, Anthony é muito dedicado a causas humanitárias, ama tatuar, tocar guitarra e pilotar moto. Em 2005 leiloou sua medalha de ouro e doou todo o dinheiro arrecado para as vítimas do Tsunami.

Roland Schoeman está com 35 anos. Caso confirme a participação em 2016, o nadador sul-africano fará sua quinta participação em Jogos Olímpicos. Além da velocidade e das diversas medalhas, Schoeman se destaca pelo carisma. Conquistou o público ao aparecer com uma touca de banho antes de uma de suas provas, e ao imitar um samurai ao ser apresentado em outra prova. Em 2001, conquistou a primeira medalha da África do Sul em Campeonatos Mundiais de Esportes Aquáticos.

Nicholas Santos é um dos melhores nadadores do Brasil na atualidade.  Aos 35 anos, está na sua melhor forma. Conquistou medalha de prata nos 50m borboleta no mundial de Kazan e tem uma das melhores saídas do bloco, a largada da natação, graças ao treinamento repetitivo que ele fazia após os seus treinos na juventude. O Brasil é o único time que não conta com estreantes. Além de Nicholas Santos, a equipe terá Matheus Santana, Daniel Orzechovski e Felipe França. Enquanto Brasil e Estados Unidos lutam pelo segundo título, África do Sul e Itália buscam sua primeira conquista.

Formato da competição:
Cada país será representado por quatro atletas, que competirão em provas individuais e de revezamento, sempre nadando no seu melhor estilo (borboleta, costas, peito e livre). Os atletas disputam provas eliminatórias, sempre na distância de 50m. Os últimos colocados de cada prova são eliminados da série seguinte, até que restem apenas dois nadadores para a final de cada modalidade.  Logo depois, os nadadores voltam à piscina para a segunda fase do desafio com um empolgante revezamento 4x50m medley. A equipe com maior pontuação nas duas fases será a campeã.


Times Raia Rápida 2015
Brasil
Daniel Orzechowiski - costas
Felipe França - peito
Nicholas Santos - borboleta
Matheus Santana - livre

E.U.A.
David Plummer - costas
Mike Alexandrov - peito
Giles Smith  - borboleta
Antony Ervin - livre

África do Sul
Gerhard Zandberg - costas
Giulio Zorzi – peito
Roland Schoeman – borboleta
Brad Tandy - livre

Itália
Mirco Di Tora – costas
Fabio Scozzoli - peito                        
Luca Dotto - borboleta                 
Michele Santucci - livre

Campeões Raia Rápida:
2012 – EUA - Josh Schneider/ Adam Mania/Mike Alexsandrov/ Eugene Godsoe
2013 – Austrália: Daniel Arnamnart / Christian Sprenger / Matt Targett / Matt Abood
2014 – Brasil -  Matheus Santana/ Nicholas Santos/ Felipe França / Guilherme Guido
  
Mais informações do DESAFIO RAIA RÁPIDA 2015: raiarapida.com.br
Fonte Fernanda Villas Bôas
In Press Media Guide

Fotos Pisicina do Mourisco Mar - RJ / Roland Schoeman - África do Sul / Nicholas Santos - Brasil / Anthony Ervin - EUA / créd: Satiro Sodré - Divulgação Desafio Piraquê Raia Rápida




No comments: