Monday, September 7, 2015

DE OLHO NO TÍTULO, ÁFRICA DO SUL VEM FORTE PARA O DESAFIO RAIA RÁPIDA


Roland Schoeman, Gerhard Zandberg, Giulio Zorzi se juntam ao estreante Bradley Tandy. Evento que conta com estrelas da piscina acontece no dia 13/9, no Mourisco Mar, em Botafogo
Após estrear no DESAFIO RAIA RÁPIDA no ano passado, a África do Sul volta forte à competição deste ano, buscando superar Brasil, Estados Unidos e Itália para conquistar o título do evento de natação. Com o experiente Roland Schoeman (borboleta) na equipe, além de Gerhard Zandberg (costas), Giulio Zorzi (peito) e Bradley Tandy (livre) no time, os sul-africanos prometem dar muito trabalho na piscina do Mourisco Mar (Botafogo), no dia 13 de setembro. 
Schoeman é um dos principais nadadores do país e conta com três medalhas olímpicas no currículo. O experiente competidor, de 35 anos, também possui dois ouros em Mundiais: Montreal-2005 e Melbourne-2007, na prova dos 50m. Ele falou sobre o desafio e como está empolgado com os Jogos Rio 2016.
“Cada nadador que participa do Desafio Raia Rápida é um competidor duro. Não consigo focar nos outros participantes, pois não posso controlar suas performances. Posso controlar somente a minha. Estou treinando muito forte e de forma inteligente para conseguir uma vaga para a minha quinta Olimpíada”, explica Schoeman, que já praticou críquete, futebol, tênis, rugby e atletismo antes de se dedicar totalmente à natação e também torce para o Flamengo no Brasil.
O início da trajetória do esportista é, no mínimo, peculiar. “Comecei a nadar aos 14 anos, para impressionar uma menina que estava na equipe. As pessoas que mais me influenciaram na natação foram minha mãe, meu ex-técnico, Gavin Ross, e Alexander Popov”, revela  o campeão olímpico nos 4x100m livre, medalha de prata nos 100m livre e medalha de bronze nos 50m livre nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Schoeman foi o primeiro atleta sul-africano a conquistar medalha em um mundial da modalidade. 
Outro forte competidor que pretende obter bons resultados no Desafio, e que está de olho na vaga olímpica, é Giulio Zorzi. O atleta da modalidade peito é engenheiro civil fora das piscinas. Ele já praticou ginástica, futebol, rugby e pólo aquático antes de focar somente na natação.
“Comecei a nadar desde cedo para competir com meu irmão mais velho, que começou a nadar antes de mim. Venho treinando bastante para me preparar forte para as próximas competições, tentando corrigir meus pontos fracos de temporadas anteriores. Me inspiro nos meus primeiros técnicos, que me fizeram focar na minha técnica. Não tenho nenhum nadador específico como exemplo, mas tento absorver pequenos aprendizados de outros grandes nadadores”, comenta Zorzi.
Os torcedores também devem ficar de olho em Bradley Tandy. O estreante na competição possui uma das saídas mais rápidas na modalidade. Em 2014, nos 50m livre, fez os primeiros 15 metros em 4s84, um dos poucos registros da história abaixo dos cinco segundos. 
Na quarta edição do DESAFIO RAIA RÁPIDA, enquanto a África do Sul busca seu primeiro título, Brasil e Estados Unidos lutam pela segunda conquista, e a Itália faz sua estreia na competição, substituindo a equipe australiana, campeã da edição de 2013. Com seleções da elite do esporte no mundo, o Desafio tem um gostinho de prévia dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, para grandes nomes da natação internacional.
Perfis dos sul-africanos:
Gerhard Zandberg (costas) – Pretória – 32 anos, 2.04m, 100kg
Campeão mundial dos 50m costas em Melbourne-2007 e bronze em Barcelona-2003, Roma-2009 e Xangai-2011. Campeão dos Jogos da Comunidade Britânica nos 4x100m livres em Melbourne-2006. Zandberg é um dos sete atletas em toda a história a ter quatro medalhas na mesma prova em Campeonatos Mundiais de Esportes Aquáticos. Um dos nadadores mais altos do mundo, com 2.04m, chegou a anunciar sua aposentadoria após o Mundial de 2013, mas voltou atrás em sua decisão e almeja uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
Giulio Zorzi (peito) – Johanesburgo – 26 anos, 1.90m, 85kg
Medalha de bronze nos 50m peito no Campeonato Mundial de Barcelona, em 2013. Campeão mundial universitário nos 50m peito em Kazan, na Rússia, em 2013. Grande amigo de Cameron Van der Burgh, ouviu o hino nacional abraçado ao amigo após conquistar o terceiro lugar nos 50m peito em Barcelona-2013. Ambos são treinador pelo alemão Dirk Lange, que vive na Áustria e vê seus comandados poucas vezes no ano. Zorzi treina Clube de Nadadores em Pretória, sob a supervisão do treinador local Grant Kritzinger.
Roland Schoeman (borboleta) – Pretória – 35 anos, 1.90m, 84kg
Campeão olímpico nos 4x100m livres, vice-campeão nos 100m livre e medalha de bronze nos 50m livre nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Campeão mundial dos 50m livre e 50m borboleta em Montreal-2005 e dos 50m borboleta em Melbourne-2007. Recordista mundial dos 50m livre em piscina de 25 metros, ao ser o primeiro nadador a nadar a distância em menos de 21 segundos, com o tempo de 20s98, em agosto de 2006. Além da velocidade, Schoeman se destaca pelo carisma: em 2001, conquistou a primeira medalha da África do Sul em Campeonatos Mundiais de Esportes Aquáticos e conquistou o público ao aparecer com uma touca de banho antes de uma de suas provas, e ao imitar um samurai ao ser apresentado em outra prova.
Bradley Tandy (livre) – Ladysmith – 24 anos, 1.89m, 88kg
Campeão do NCAA (Campeonato universitário Americano) nos 50m livre em 2014 e medalha de bronze na prova em 2015. Finalista dos 50m livre nos Jogos da Commonwealth em Glasgow, na Escócia, em 2014. Atual aluno da Universidade do Arizona, ajudou sua antiga faculdade – Indian River College – a conquistar dois campeonatos nacionais quando fazia parte da equipe de natação. Possui uma das saídas mais rápidas na modalidade: em 2014, nos 50m livre, fez os primeiros 15 metros em 4s84, um dos poucos registros da história abaixo dos cinco segundos. O atual campeão mundial Florent Manaudou venceu os 50m no Mundial de Kazan este ano tendo executado os primeiros 15 metros em 5s05.

Formato da competição:
Cada país será representado por quatro atletas, que competirão em provas individuais e de revezamento, sempre nadando no seu melhor estilo (borboleta, costas, peito e livre). Os atletas disputam provas eliminatórias, sempre na distância de 50m. Os últimos colocados de cada prova são eliminados da série seguinte, até que restem apenas dois nadadores para a final de cada modalidade.  Logo depois, os nadadores voltam à piscina para a segunda fase do desafio com um empolgante revezamento 4x50m medley. A equipe com maior pontuação nas duas fases será a campeã.

Campeões Raia Rápida:
2012 – EUA - Josh Schneider/ Adam Mania/Mike Alexsandrov/ Eugene Godsoe
2013 – Austrália: Daniel Arnamnart / Christian Sprenger / Matt Targett /  Matt Abood
2014 – Brasil -  Matheus Santana/ Nicholas Santos/ Felipe França / Guilherme Guido

Foto Roland Schoeman - Desafio Piraquê Raia Rápida 2014      créd: Satiro Sodré/Desafio Raia Rápida




No comments: