Friday, September 16, 2016

RECORDES E ÍNDICES MARCAM TROFÉU JOSÉ FINKEL 2016


A etapa decisiva desta quinta-feira, 15/09, do Campeonato Brasileiro em Piscina Curta - Troféu José Finkel foi marcada por dois índices para o Mundial em 25 metros da Federação Internacional, em dezembro na cidade de Windsor, no Canadá; um recorde sul-americano e dois de campeonato. Duas marcas que caíram duravam sete anos e foram batidas ainda quando os trajes tecnológicos eram permitidos.


O estilo peito masculino segue muito competitivo no Brasil. Os Felipes - França e Lima — conseguiram índices para Windsor. França, do Corinthians, venceu a prova (56s81) e fez abaixo do tempo que garantia vaga (57s06). Felipe Lima (56s96), do Minas Tênis Clube, também. João Gomes Júnior (57s56), do Pinheiros, completou o pódio.
- A vida do atleta é isso. Altos e baixos. Um dia a gente ganha, no outro perde. Tive a felicidade de fazer o melhor tempo da minha carreira. Estou muito feliz com o resultado. Daqui pra frente é focar nas próximas competições. Tenho seis etapas de Copa do Mundo ainda pela frente e me senti muito bem. Quero ser muito vitorioso na minha carreira ainda — disse Felipe Lima. Já França mostra que permanece motivado a cada competição. 

- Nunca podemos pensar em desistir, pensar em não consigo mais. Luto para que cada competição, curta ou longa, tenha um resultado melhor, o que vem acontecendo desde 2014. Esta competição no Canadá não é o término da temporada 2016, e sim, o começo da preparação para Tóquio/2020. Vai ser bem puxado, mas minha meta é a próxima Olimpíada. Este campeonato vai ser uma ponta-de-lança para começar 2017 bem e tocar o barco até 2020. 

Na versão feminina da prova, Jhennifer Conceição, do Pinheiros, melhorou seu tempo das eliminatórias, que já havia sido bom, em dois centésimos. Mas ainda insuficiente para chegar ao recorde continental de Tatiane Sakemi, em 2009 (1m06s55 contra 1m06s49), "mas gostei dos meus tempos e estou bem próxima do recorde. Hoje faltou gás no fim".
Miguel Valente, do Minas Tênis, superou o recorde sul-americano, brasileiro e de campeonato dos 800m livre, com 7m42s79. O tempo anterior (7m43s52) pertencia a Armando Negreiros desde 2009. Completaram o pódio Brandonn Almeida (7m43s06), do Corinthians, e Lucas Kanieski (7m45s68), também do clube mineiro.
— Eu já vim com isso na cabeça. Vi que era possível. Eu já bati na trave muitas vezes e dessa vez eu acho que merecia. Estou bem feliz. Este ano está sendo coroado. São cinco anos de trabalho duro com o Dudu (técnico do Minas, Eduardo) e uma hora a gente tira o fruto disso — desabafou Miguel.

Joanna Maranhão, do Pinheiros, comemorou muito seu recorde de campeonato nos 200m borboleta e disse sentir que ainda se surpreende com sua performance. Ela marcou 2m07s17 e melhorou o próprio tempo, 2m08s09, feito em 2009. Manuella Lyrio (2m10s54), do Pinheiros, e Maria Pessanha (2m11s90), do Marina Barra/RJ, foram prata e bronze.
Leo de Deus, do Corinthians, venceu os 200m borbo masculino, com 1m52s31. "Não consegui o índice - 1m52s13 - mas talvez consiga a vaga pro Mundial por índice técnico. Depois dos Jogos, com todo o cansaço, gostei dos meus tempos, nadei bem tanto nas eliminatórias como na final - concluiu Leo. 


— É o melhor tempo da minha vida sem traje. Fico feliz por isso. Fico abismada com a capacidade que eu tenho de melhorar os meus tempos porque eu nado provas difíceis.Não é muito comum ver uma pessoa que nada 400m medley, 200m borbo, estar nadando com a mesma idade que eu (29 anos). Geralmente é uma carreira um pouco mais curta. Então eu fico pensando no que eu posso fazer mais — analisou Joanna.
O time de revezamento 4x100m livre feminino do Sesi terminou com 3m36s56 e bateu o recorde de campeonato da prova, que pertencia ao Minas Tênis (3m37s53) desde 2014. O Minas dominou toda a prova, mas a última atleta Daynara de Paula, em excelente prova, passou à frente e pôs a equipe do Sesi no degrau de ouro. O time do Sesi teve também Sabrina Todão, Etiene Medeiros e Priscila Souza. 
Na prova masculina, algo pouco usual. O ouro foi conquistado pelo Pinheiros (3m10s10), que nadou na série mais forte. A prata veio da outra série, com o time da Unisanta (3m11s12). O bronze ficou com o Minas Tênis que nadou junto ao Pinheiros (3m11s93).

Vencedores – 4ª etapa – 15/9
200m borboleta Masc = Leonardo de Deus – Corinthians - 1m52s31
200m borboleta Fem = Joanna Maranhão – Pinheiros – 2m07s17 (recorde de campeonato)
100m peito Masc = 1 - Felipe França – Corinthians – 56s81 (índice para o Mundial) / 2 – Felipe Lima – Minas Tênis – 56s96 (índice para o Mundial)
100m peito Fem = Jhennifer Conceição – Pinheiros - 1m06s55
800m livre Masc = Miguel Valente – Minas Tênis – 7m42s79 (recorde sul-americano)
4x100m livre Fem = Sesi (Sabrina Todão, Etiene Medeiros, Priscila Souza e Daynara de Paula) – 3m36s56 (recorde de campeonato)
4x100m livre Masc = Pinheiros (Marcelo Chierighini, Gabriel Santos, Pedro Spajari e Bruno Fratus) - 3m10s10
O Finkel 2016 vai até sábado, 17/9 (programação abaixo), na piscina do Clube Internacional de Regatas, em Santos, com transmissão ao vivo pela TV CBDA (finkel.cbda.org.br). A competição vale como seletiva única para o Mundial de Piscina Curta (25 metros) de Windsor, no Canadá, de 6 a 11 de dezembro deste ano.
Programação
5ª etapa - Dia 16/9 - 6ª feira (eliminatórias: 10h / finais: 18h30) 
200m medley F e M / 50m borboleta F e M / 400m livre F e M / 50m costas F e M 4x50m livre misto
6ª etapa - Dia 17/9 - sábado (eliminatórias: 10h / finais: 18 horas)
100m livre F e M / 50m peito F e M / 200m costas F e M / 4x100m medley F e M
Fonte CBDA Eliana Alves / Souza Santos
Fotos Satiro Sodré
Publicado por Francismar Siviero









O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM Foram mais de 35.000.000 de VISUALIZAÇÕES no último ano


Francisswim Esportes Aquáticos é uma ferramenta única,   abrangente, multi-linguas, uma referência on-line para a comunidade aquática. Informação vistas nos últimos 12 meses no facebook (24.397.084), Google+ (5.144.802), blog (401.672). Clique no link e visite 





http://www.kickante.com.br/campanhas/blog-francisswim-esportes-aquaticos















































No comments: