Saturday, September 24, 2016

ATLETAS REALIZAM PRIMEIRO TREINO ANTES DO DESAFIO RAIA RÁPIDA


Equipes da África do Sul, Brasil, Estados Unidos e Itália se enfrentam no próximo domingo no Estádio Aquático Olímpico. Atletas falam da empolgação em nadar no palco da natação no Rio 2016 e esperam grande público na piscina
No próximo domingo (25), África do Sul, Brasil, Estados Unidos e Itália se enfrentarão no Desafio Raia Rápida. E na manhã desta sexta-feira, os atletas atenderam a imprensa e também realizaram o primeiro treino na piscina do Estádio Aquático Olímpico. O formato da disputa é o mesmo das últimas edições, com as quatro equipes se enfrentando em provas nos 50m nos quatro estilos (borboleta, costas, livre e peito), além do revezamento 4x50m medley. Quem quiser assistir ao grande espetáculo basta levar duas latas de leite em pó, que serão doadas ao Instituto Pró Criança Cardíaca. A expectativa dos atletas para o desafio no domingo é grande.
“Normalmente, em mundiais e Jogos Olímpicos você compete por si mesmo. O especial do Raia Rápida é que temos que usar uma estratégia de equipe. São poucas oportunidades que temos de competir como um time. Então não podemos dar tudo nas primeiras provas, precisamos poupar energia, controlar o ritmo e tentar estar entre os dois últimos a cair na água e buscar a vitória. Estar aqui é especial, tem uma atmosfera diferente, estou muito feliz”, afirmou o atleta Roland Schoeman, da África do Sul.
Antes da elite da natação mundial cair na piscina, atletas amadores, adultos e crianças farão uma festa no Estádio Aquático Olímpico com o Festival Raia Rápida. Eles terão a oportunidade única de participar daquele que provavelmente será o último evento no local. E claro vão poder mergulhar nas raias que consagraram Michael Phelps, Anthony Ervin e Daniel Dias nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
“É uma oportunidade única e encorajadora para vários desses atletas, espero que incentive grande parte dessas crianças a seguirem na natação”, disse Bruno Fratus, que aproveitou para falar sobre o formato da competição. “O barato aqui é não ter essa pressão de favoritismo. O Raia Rápida é bem dinâmico e transforma a natação num esporte muito mais atrativo e emocionante. O evento acaba se tornando uma grande vitrine para popularização da natação no nosso país e no mundo”, completou Bruno.
“Realizar um evento deste porte, numa piscina tão especial para a história da modalidade é uma honra para nós. Esperamos que o público venha, faça uma festa muito bonita e aproveite esse momento no Estádio Aquático Olímpico com o Raia Rápida”, afirmou Pedro Rego Monteiro, diretor da Effect Sport, empresa que promove o evento. 

Formato da competição:
Cada país será representado por quatro atletas, que competirão em provas individuais e de revezamento, sempre nadando no seu melhor estilo (borboleta, costas, peito e livre). Os atletas disputam provas eliminatórias, sempre na distância de 50m. Os últimos colocados de cada prova são eliminados da série seguinte, até que restem apenas dois nadadores para a final de cada modalidade.  Logo depois, os nadadores voltam à piscina para a segunda fase do desafio com um empolgante revezamento 4x50m medley.  A equipe com maior pontuação nas duas fases será a grande campeã.

Campeões Raia Rápida:
2012 – EUA - Josh Schneider/ Adam Mania/Mike Alexsandrov/ Eugene Godsoe
2013 –  Austrália: Daniel Arnamnart / Christian Sprenger / Matt Targett / Matt Abood
2014 -  Brasil -  Matheus Santana/ Nicholas Santos/ Felipe França / Guilherme Guido
2015 – Brasil - Matheus Santana, Nicholas Santos, Felipe França e Daniel Orzechowski

Festival Raia Rápida:
A edição deste ano também traz outra novidade. Além do Desafio Raia Rápida, será realizado, no mesmo dia, o Festival Raia Rápida, quando acontecerão provas Kids e Open, para crianças e amadores, que poderão nadar no palco de grandes conquistas dos Jogos Rio 2016. Os atletas retiram seus kits no dia do evento, no Parque Olímpico. Crianças dos projetos Golfinhos da Baixada e Projeto Social Monike Azevedo foram convidadas para participar do Festival.

25/09
7h – 9h – Festival Raia Rápida – provas amadoras (open e kids)
10h – 13h – Desafio Raia Rápida - elite

Domingo
Entrada principal: Estádio Aquático Olímpico
Endereço: AV. EMB. ABELARDO BUENO 3.401 - BARRA DA TIJUCA
Abertura dos portões para o público: 5h30

Mais informações:
In Press Media Guide
Assessoria de Imprensa do Desafio Piraquê Raia Rápida
Crédito Fotos: Satiro Sodré/SSPress/Effect Sport






O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM Foram mais de 35.000.000 de VISUALIZAÇÕES no último ano


Francisswim Esportes Aquáticos é uma ferramenta única,   abrangente, multi-linguas, uma referência on-line para a comunidade aquática. Informação vistas nos últimos 12 meses no facebook (24.397.084), Google+ (5.144.802), blog (401.672). Clique no link e visite 




http://www.kickante.com.br/campanhas/blog-francisswim-esportes-aquaticos











































No comments: