Monday, June 23, 2014

POLO AQUÁTICO - Brasil vence China novamente e termina em 7º lugar - Sérvia é ouro, seguida por Hungria e Montenegro


A seleção brasileira masculina de polo aquático derrotou a China por 8 a 7, em jogo muito disputado, e garantiu o 7º lugar da Super Final da Liga Mundial 2014, encerrada neste sábado, 21/6, no Hamdan Sports Complex, em Dubai. Esta é a quarta vitória consecutiva dos brasileiros sobre a China, uma delas sobre a equipe B. As parciais demonstram como o jogo foi parelho do início ao fim: BRA 1 x 2 CHN / 1 x 1 / 2 x 2 / 4 x 2. Os gols brasileiros foram de Ádria Delgado (3), Guilherme Gomes (2), Bernardo Gomes, Felipe Silva e Gustavo Grummy. O resultado frente aos melhores times do planeta animam os brasileiros neste início de trabalho rumo aos Jogos Rio-2016, sob o comando do técnico croata Ratko Rudic, atual campeão olímpico.
O Brasil saiu atrás do marcador desde o início, só conseguindo vantagem no placar no último quarto. A China chegou a colocar dois gols de vantagem no terceiro período, quando fez 4 a 2, contagem logo igualada pelo Brasil. Ainda assim, os chineses fizeram mais um gol e foram para o quarto final vencendo por 5 a 4. Foi apenas no último período, que os brasileiros conseguiram vantagem, ao virar para 6 a 5 com dois gols de Ádria em apenas 41 segundos, e depois voltar a obter vantagem após duas igualdades conseguidas pelo adversário: em 7 a 6, e no resultado final de 8 a 7. O gol da vitória veio com Guilherme Gomes aos 49 segundos para o fim.
O treinador brasileiro, o croata Ratko Rudic, analisou o contexto, com esta disputa final vinda após a perda nos penaltis para os canadenses, na véspera, após estar com quatro gols na frente faltando apenas 2 minutos e cinco segundos para o final do jogo.
- Tivemos ontem um jogo chocante e todos os jogadores ficaram muito deprimidos e não conseguiram dormir. Ficaram pensando na derrota. Foi muito difícil encontrar a motivação para este último jogo. Nós estávamos jogando e lutando desde o início da partida, que esteve mais perto para eles do que nós. Então, no final, encontramos a força para fazer o resultado a nosso favor. Foi uma boa indicação para a equipe que podemos voltar de situações ruins – disse Rudic. Um dos jogadores da equipe, Bernardo Gomes, também analisou o último dia de competição para o Brasil.
- Treinamos muito duro para este torneio. Não é a colocação que preferia estar, mas foi bom obter a vitória no jogo final. Estamos treinando muito duro e nós estamos esperando que vamos melhorar em torneios futuros – disse Bernardo Gomes.
O pódio foi o mesmo do ano passado. A Sérvia conquistou seu 7º título, o quinto consecutivo da Liga Mundial, ao vencer a Hungria por 10 a 6 (3×2/4×0/3×1/0×3). Os sérvios ainda tem uma medalha de bronze na competição. Antes, como Sérvia & Montenegro, também venceram em três oportunidades, sendo vice em outra. Já a Hungria conquistou sua segunda medalha de prata na Liga. Os húngaros venceram uma vez, em 2004, e têm também uma de bronze. Pela medalha de bronze, Montenegro superou a Austrália por 12 a 9 nos penaltis por 4 a 1, após empate em oito gols  (1×2/3×2/1×2/3×2/4×1). Agora, como país independente, os montenegrinos tem uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze, fora as em conjunto com a Sérvia. Na disputa pelo 5º lugar, os Estados Unidos venceram o Canadá por 14 a 11 (3×3/2×2/4×1/5×5).
Seleção Brasileira de Polo Aquático na Super Final da Liga Mundial Masculina
1 – Vinícius Antonelli (goleiro) / 2 – Jonas Crivella / 3 – Guilherme Gomes / 4 – Gustavo Coutinho / 5 – Marcelo Franco / 6 – Bernardo Gomes / 7 – Ádria Delgado / 8 – Felipe Silva (capitão)  / 9 – Bernardo Reis Rocha / 10 – Rudá Franco / 11 – Gustavo Grummy /  12 – Danilo Correa / 13 – Thyê Mattos (goleiro). Técnico: Ratko Rudic (croata) / Auxiliar-técnico: Eduardo Abla
Histórico de medalhas da Super Final da Liga Mundial Masculina de Polo Aquático
2002 – Ouro: Rússia / Prata: Espanha / Bronze: Hungria
2003 – Ouro: Sérvia & Montenegro / Prata: Hungria / Bronze: Itália
2004 – Ouro: Hungria / Prata: Sérvia & Montenegro / Bronze: Grécia
2005 – Ouro: Sérvia & Montenegro / Prata: Hungria / Bronze: Alemanha
2006 – Ouro: Sérvia & Montenegro / Prata: Espanha / Bronze: Grécia
2007 – Ouro: Sérvia  / Prata: Hungria / Bronze: Austrália
2008 – Ouro: Sérvia / Prata: EUA / Bronze: Austrália
2009 – Ouro: Montenegro / Prata: Croácia / Bronze: Sérvia
2010 – Ouro: Sérvia / Prata: Montenegro / Bronze: Croácia
2011 – Ouro: Sérvia / Prata: Itália / Bronze: Croácia
2012 – Ouro: Sérvia / Prata: Itália / Bronze: Croácia
2013 – Ouro: Sérvia / Prata: Hungria / Bronze: Montenegro
2014 – Ouro: Sérvia  / Prata: Hungria / Bronze: Montenegro
Eliana Alves / Souza Santos / Mariana de Sá
FOTO IRENE CHUA


No comments: