Thursday, June 12, 2014

Etiene Medeiros abre com ouro etapa de Canet




Canet-em-Roussilion/Fra – Etiene  Medeiros abriu com medalha de ouro a etapa de Canet, do Circuito Mare Nostrum 2014, nesta quarta-feira, 11/06, do circuito europeu Mare Nostrum. Ela nadou os 50m costas em 27s96, tempo próximo do seu melhor, 27s83, e do recorde sul-americano de 2009, de Fabíola Molina, 27s70. Etiene foi medalha de prata nesta prova no Mundial Júnior de 2008, aos 17 anos. Completaram o pódio de Etiene, a inglesa Georgia Davies (27s98) e a russa Daria Ustinova (28s24).
- Fiquei surpresa porque o tempo é perto do meu melhor. A final tem um clima totalmente diferente. A competição tem isso. Nas eliminatórias o ambiente e as condições são outras. Às vezes é preciso a tensão da decisão pro resultado sair. Os 50m eu nado porque eu gosto, sinto prazer. O objeto mesmo são os 100m (costas, que é prova olímpica). Estou trabalhando para que os resultados saiam principalmente neste prova. Outra que estou querendo nadar é a de 50m livre porque acho que ainda posso evoluir muito ali. De um ano pra cá, desde que entrei no Sesi/SP, venho trabalhando muito os 100m metros. A gente vai ficando mais experiente e vai sabendo o que quer, os objetivos que precisa atingir. Quando fui medalha no Mundial Júnior eu era muito nova e não sabia a importância de muita coisa, mas agora estou muito madura – explicou.
O técnico Fernando Vanzella, que treina Etiene no Sesi/SP e também é responsável pelo acompanhamento da seleção feminina de natação pela CBDA, disse que o trabalho está intenso visando 2016.
- Esta é a meta e sabemos que existem muitas variáveis, muitas coisas acontecem no caminho de um atleta em dois anos, mas ela quer muito. Está muito focada e se esforçando. De nossa parte vamos fazer tudo para que esta vontade vá além disso e se transforme em resultados inéditos para o Brasil – disse.
Thiago Simon fez a segunda final A para o Brasil no primeiro dia e fez 4m23s89, tempo melhor do que o das eliminatórias (4m27s15), mas foi desclassificado. Segundo o árbitro, Thiago virou apenas com uma das mãos no estilo peito, o que não é permitido.
Entre as jovens atletas dos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim, em agosto, Natália de Luccas foi a terceira na final B dos 200m costas (2m15s71) e Viviane Jungblut, a oitava (2m24s11). Nos 100m borboleta, Giovana Diamante foi a sétima nos 100m borboleta (1m01s62).
Os brasileiros Cesar Cielo e Bruno Fratus ainda seguem como os melhores tempos do ano nos 50m livre, com suas marcas feitas no Troféu Maria Lenk de abril deste ano (21s39 e 21s45). Em Canet, o americano Nathan Adrian levou a melhor (21s68) seguido pelo campeão olímpico francês Florent Manaudou (22s00). O também americano Anthony Ervin  ficou com o bronze pelo tempo de 22s21.
Eliana Alves

FOTO SATIRO SODRÉ

No comments: