Wednesday, June 18, 2014

ANA MARCELA LARGA NA FRENTE NA ERA DA PROFISSIONALIZAÇÃO




A bicampeã mundial de maratonas aquáticas Ana Marcela Cunha larga na frente na era da profissionalização e acaba de acertar com o executivo Marcelo Claro, que assume a gestão de carreira, imagem e marketing esportivo da nadadora olímpica.
"Estou muito satisfeita em concretizar a parceria entre a AME – Ana Marcela Esportes e o executivo Marcelo Claro, que, em sintonia com meus mentores, passa a atuar na Gestão Imagem e Marketing Esportivo da minha carreira. O desejo de total sucesso neste novo desafio, que representa a essência de minha própria vida!", disse a nadadora, direto dos EUA onde se encontra realizando treinamento na altitude de Flagstaff.
Marcelo Claro tem 25 anos de experiência em gestão empresarial e liderança em equipes e, mais recentemente, liderou a Confederação Brasileira de Hipismo e o G4 Aliança Paulista (grupo de negócios de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo). Com MBA em gestão e marketing esportivo pela Univ. Anhembi Morumbi e Univ. Europea de Madrid, Claro também vivenciou as boas práticas de gestão e marketing do clube Real Madrid, estudando suas aplicações à realidade brasileira.
“O atleta de alto rendimento precisa de gestão profissional e a profissionalização hoje em dia é muito importante para o crescimento e desenvolvimento da sua carreira. No Brasil ainda é pouco frequente, principalmente em modalidades esportivas fora o futebol. O desafio é ultrapassar esta barreira”, avaliou o paulista de 46 anos.
A ideia de Marcelo Claro é desenvolver um trabalho que vai muito além da captação de patrocínios comerciais. Envolve planejamento estratégico, estabelecimento de vantagens competitivas, alinhamento e interação com a comissão técnica multidisciplinar, gestão de patrocinadores e ações de ativação, adequação de compromissos ao calendário esportivo, coordenação da comunicação e ampla utilização das mídias digitais, dentre outras frentes.
"O trabalho é realizado de forma conjunta e integrada com os pais de Ana Marcela, que são seus atuais e permanentes gestores, bem como com todos os demais colaboradores e parceiros ligados à carreira de Ana Marcela. Tudo para que Ana Marcela fique o mais tranquila possível, com os melhores recursos para continuar se desenvolvendo e obtendo novas conquistas", finaliza o executivo.
Ana Marcela responde:
A) Para que um Gestor?
R: Se perguntar isso para um atleta de esporte amador, muito provavelmente a resposta será: é para arrumar patrocínio. Mas essa é apenas uma variável que não se encontra em primeiro plano no atual estágio de minha carreira. Temos "N" coisas para desenvolver e aperfeiçoar, grandes projetos a serem postos em prática, precisávamos muito dessa parceria para tornar possível executar muitas coisas, quero deixar um legado bacana para as pessoas de todas as idades que assim como eu, amam a água!
B) Porque agora?
R: A necessidade de fazer acontecer nossos objetivos de maneira cada vez mais formal levou a mim e meus pais e gestores a criar em 2010 a AME-Ana Marcela Esportes, mas ao atingir um nível de Atleta de Alto Rendimento tivemos a certeza da necessidade de buscar um profissional apto a empreender uma parceria a nível de excelência.

Fonte: Ana Marcela Cunha
Autor: Roberta Pinto

No comments: