Tuesday, December 15, 2015

Nadadores do Minas buscam índices na primeira seletiva olímpica para a Rio 2016


Chegou um dos momentos mais aguardados do ano para os nadadores do Minas. A partir desta quarta-feira até o próximo sábado (16 a 19/12), os minastenistas disputam o Campeonato Brasileiro Sênior/Troféu Daltely Guimarães e o Torneio Open, que serão realizados simultaneamente no parque aquático da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Palhoça (SC), e valem como a primeira seletiva para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A segunda e última seletiva será em abril do próximo ano, no Rio de Janeiro.
O Minas será representada por 30 nadadores e conta com a presença de Cesar Cielo e Thiago Pereira. Além dos medalhistas olímpicos, tentarão os índices por uma vaga no time olímpico Kaio Márcio, Felipe Lima, Nicolas Oliveira, Henrique Martins, Daiane Becker, Lorrane Ferreira, Miguel Valente, Vinícius Lanza, Carolina Bilich, Andressa Chodolovskis, Roberta Albino, Dandara Mendes, Maria Paula Heitmann, Juliana Marin, Renata Sander, Alan Vitória, Daiene Dias, Fernando Silva, Felipe Martins, Giuliano Rocco, Raphael Mattioli, Guilherme Zavaneli, João Vitor Thomaz, Igor Bretas, Lucas Kanieski, Ítalo Manzine, Thiago Parravicini e Carolina Bergamaschi.
No Troféu José Finkel, em agosto, Henrique Martins nadou abaixo do índice nos 100m borboleta, sua principal prova. O nadador agora está focado em melhorar a marca para tentar a classificação, já que cada prova no Rio 2016 terá apenas os dois melhores nadadores. “Até o Finkel era um período de testes e ajustes. Um comparativo em relação ao índice olímpico e aos outros nadadores do País. Mas tudo isso não conta para as olimpíadas, está zerado e todos estão com as mesmas chances. Agora é a primeira oportunidade de tentar. Claro que ter o tempo abaixo do índice dá uma confiança maior, mas isso não é o suficiente, tem que estar entre os dois melhores também. O objetivo principal agora é chegar à frente”, afirmou.
Na disputa de clubes, o Minas já conquistou o Brasileiro Sênior por três vezes e o Torneio Open por duas vezes.
A competição
O Campeonato Brasileiro Sênior/Troféu Daltely é disputado pela manhã e o Torneio Open é realizado à tarde. As duas competições são válidas para obtenção dos índices olímpicos. Embora o Brasileiro Sênior seja disputado por atletas com no mínimo 20 anos, os mais jovens poderão nadá-lo “em observação”. Isto significa que não poderão conquistar medalhas e pontuar para seus clubes, nem bater recorde de campeonato, mas seus tempos serão válidos para a conquista de índice olímpico e para possíveis recordes nacionais e internacionais.
Os oito melhores de cada prova do Brasileiro Sênior, independente da idade, voltam à piscina para a disputa do Open, competição que não tem prova de revezamento. Os revezamentos que serão disputados no fim do dia serão válidos apenas para o Troféu Daltely Guimarães. Já os tempos das provas de fundo – 800m livre feminino e 1.500m livre masculino – valerão para as duas competições, com os atletas balizados com os tempos mais lentos competindo pela manhã, e os oito mais bem ranqueados competindo à noite.
Programação
Quarta-feira –16/12 (Brasileiro Sênior – 9h / Open – 17h30)
50m borboleta F e M / 200m costas F e M / 800m livre F / 1500m livre M / 4x50m livre F e M
Quinta-feira – 17/12 (Brasileiro Sênior – 9h15 / Open – 17h30)
50m peito F e M / 200m livre F e M / 100m costas F e M / 100m borboleta F e M / 400m medley F e M / 4x100m livre F e M
Sexta-feira – 18/12 (Brasileiro Sênior – 9h / Open – 17h30)
50m costas F e M / 100m livre F e M / 200m peito F e M / 200m medley F e M / 4x50 medley misto
Sábado – 19/12 (Brasileiro Sênior – 9h / Open – 18h)
50m livre F e M / 100m peito F e M / 200m borboleta F e M / 400m livre F e M / 4x100m medley F e M

FONTE IMPRENSA MINAS TÊNIS CLUBE


Queridos leitores,
Se o Blog Francisswim Esportes Aquáticos lhes tem sido útil nestes últimos 6 anos, pedimos então que dedique um minuto para mantê-lo conectado com a notícia. Sabemos das dificuldades dessa tarefa e temos consciência que somos uma pequena organização sem fins lucrativos. Já servimos mais de 4 milhões de leitores, porém funcionamos apenas com uma pequena fração do que os outros grandes sites gastam na mídia. O Blog é muito especial e escrito apenas por pessoas com paixão por compartilhar a informação com toda a comunidade aquática. Hoje pedimos que você auxilie o Blog Francisswim Esportes Aquáticos, para proteger a nossa autonomia. Nós sobrevivemos apenas de doações. Começam a partir de R$ 10. Agora é a hora que solicitamos. Se todos lendo isso agora doassem, a nossa arrecadação de fundos terminaria em poucos minutos. Ajude-nos a terminar rapidamente esta campanha, para podermos nos dedicar a melhorar o Blog. Obrigado.
FRANCISMAR SIVIERO


O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM 320.000 VISUALIZAÇÕES / MÊS NA WEB


http://www.kickante.com.br/campanhas/blog-francisswim-esportes-aquaticos























No comments: