domingo, 6 de dezembro de 2015

ATLETAS, IMAGEM, INTERNET E QUESTÕES LEGAIS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016


Foto: CBDA/Divulgação
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos começou na última quinta-feira, 3/12, uma série de palestras inéditas com atletas sobre os aspectos legais e a segurança na internet. O projeto começou com a equipe de nado sincronizado, já em treinamento no Parque Aquático Maria Lenk visando os Jogos Olímpicos Rio 2016, que recebeu a juíza federal da 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, Dra. Adriana Cruz, para uma conversa sobre o que configura crime na internet e, principalmente, como se proteger no ambiente virtual.
Com a proximidade dos Jogos Olímpicos, a intenção da CBDA é ampliar o debate e trazer conhecimento abalizado sobre o tema.
- Creio que a ideia da Confederação ao nos convidar foi dar o máximo de informações para que vocês possam exercer o livre arbítrio nas redes, mas conscientes dos riscos, implicações e, em caso de se verem envolvidas involuntariamente em algum incidente, saibam a quem recorrer e como proceder. A idéia é informar para prevenir problemas e para que todos usem essas ferramentas maravilhosas sem se prejudicar ou prejudicar o próximo – disse Dra. Adriana.
Em cerca de uma hora de palestra foram passados os conceitos de difamação, injúria, injúria qualificada e outros. Com exemplos práticos e casos reais foram abordadas as principais questões que envolvem o convívio nas redes sociais. Também foram mostrados casos em que as redes sociais foram importantes veículos de disseminação de conhecimento e solidariedade.
- O que é importante que se compreenda é que a internet não é outro mundo. Ela é apenas um ambiente espelho, ou seja, ela reflete os nossos ambientes fora dela. Quem pratica um crime no mundo virtual está sujeito ao mesmo sistema de responsabilização de quem pratica um ilícito fora. Essa percepção é importante porque existe muitas vezes a falsa idéia de que a internet é “terra de ninguém”. Por outro lado, é incrível o poder que as redes possuem de promover reencontros, um trabalho por causas importantes. Saber transitar neste mundo é essencial nos dias atuais – analisou.
A assessoria de imprensa da Confederação falou sobre o desafio da mídia atual que tem nas redes sociais, sites e blogs não apenas um novo mercado de trabalho, mas também novas fontes de informação. A supervisora da modalidade, Sônia Hercowitz, em sua fala inicial resumiu a intenção da entidade.
- Queremos trazer cada vez mais temas que dêem a vocês as informações e meios para que possam competir tranqüilas e tenham sucesso em todos os aspectos.
A CBDA pretende repetir as palestras com as seleções dos demais esportes à medida que se definam e estejam reunidas. A Dra. Adriana Cruz e outros profissionais da 5ª Vara Criminal do Rio de Janeiro estão participando voluntariamente do ciclo de palestras promovido pela CBDA.







Queridos leitores,
Se o Blog Francisswim Esportes Aquáticos lhes tem sido útil nestes últimos 6 anos, pedimos então que dedique um minuto para mantê-lo conectado com a notícia. Sabemos das dificuldades dessa tarefa e temos consciência que somos uma pequena organização sem fins lucrativos. Já servimos mais de 4 milhões de leitores, porém funcionamos apenas com uma pequena fração do que os outros grandes sites gastam na mídia. O Blog é muito especial e escrito apenas por pessoas com paixão por compartilhar a informação com toda a comunidade aquática. Hoje pedimos que você auxilie o Blog Francisswim Esportes Aquáticos, para proteger a nossa autonomia. Nós sobrevivemos apenas de doações. Começam a partir de R$ 10. Agora é a hora que solicitamos. Se todos lendo isso agora doassem, a nossa arrecadação de fundos terminaria em poucos minutos. Ajude-nos a terminar rapidamente esta campanha, para podermos nos dedicar a melhorar o Blog. Obrigado.
FRANCISMAR SIVIERO


O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM 320.000 VISUALIZAÇÕES / MÊS NA WEB


http://www.kickante.com.br/campanhas/blog-francisswim-esportes-aquaticos



















Nenhum comentário: