Thursday, December 25, 2014

NADADORAS PARA O PAN DEFINIDAS. HOMENS SELECIONADOS PARA DISPUTAR VAGA PARA KAZAN


A Seletiva das Maratonas Aquáticas para o Mundial de Kazan e para os Jogos Pan-Americanos 2015 em São Bernardo do Campo/SP, as representantes brasileiras para Toronto, e os quatro homens que vão lutar pelas duas vagas para o Mundial e as duas restantes para o Pan (tempos no final). Após 10km de disputa, Carolina Bilich, do Minas Tênis, e Betina Lorscheitter, do Grêmio Náutico União, defenderão as cores brasileiras nos Jogos Pan-Americanos de 2015.
- Optei por nadar mais atrás, controlando o que vinham fazendo as duas à frente (Betina e Viviane) e depois comecei a apertar o ritmo, para ver se conseguia chegar nelas. Quando as passei, pensei comigo, agora não deixo mais me passarem. Estou muito feliz – disse Carol Bilich, a única atleta a conquistar dois prêmios Señor de Sipan em duas modalidades diferentes no mesmo ano (natação e maratonas aquáticas), ofertado pela Consanat (Confederação Sul-Americana de Natação) aos melhores atletas do Sul-Americano em cada esporte. Já Betina, vice-campeã brasileira de maratonas aquáticas em 2014, atrás de Ana Marcela, estava satisfeita pela vaga, “mas triste por não ter vencido. A Carol adotou uma tática diferente, de esperar e nadar atrás, e foi feliz. Quando ela forçou, não consegui impedir sua passagem, e cheguei a temer perder minha vaga no Pan. Dei minha vida no final para não cair para o terceiro lugar – revelou Betina.
No masculino, Allan do Carmo em 1º, Diogo Villarinho em 2º, Samuel de Bona em 3º e Luiz Arapiraca em 4º são os brasileiros que disputarão em 2 de maio de 2015, na etapa mexicana da Copa do Mundo, as vagas para o Mundial e para o Pan 2015. Na ocasião, os dois brasileiros mais bem colocados irão para o Mundial de Kazan, que é seletiva olímpica para os Jogos Rio 2016. Os outros dois viajarão para Toronto para a disputa do Pan.
- Foi um ano e tanto. No início da prova estavam todos embolados, um estudando o outro, mas depois eu desgarrei e o Diogo veio comigo. Nos alternamos na liderança, mais tranquilos pois notamos que o segundo pelotão vinha bem atrás. Mas no final falou o lado competitivo, com respeito ao outro, mas sempre querendo vencer. E consegui manter os 100% no Brasil, vencendo todas as etapas do circuito nacional e mais esta seletiva – concluiu Allan do Carmo, campeão da Copa do Mundo 2014 e premiado pela FINA como melhor maratonista do mundo, assim como seu técnico, Carlos Arapiraca, que ainda viu o filho/atleta, Luiz Arapiraca, conseguir a última vaga masculina em disputa.
- O objetivo aqui pra mim era chegar entre os quatro não importando a colocação. E a meta foi atingida. Estou muito feliz – disse Luiz Arapiraca, que travou no final uma luta acirrada pelas duas colocações restantes com o gaúcho Samuel de Bona e o companheiro da Unisanta, Victor Colonese, que com o 5º lugar, sobrou na turma.
Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto, pelos resultados alcançados nos últimos anos, com títulos mundiais, de Copas do Mundo e medalhas em Jogos Pan-Americanos, foram convocadas com antecedência pela CBDA para os 10km do Mundial de Kazan, na Rússia, seletiva para os Jogos Olímpicos Rio 2016, e por isso não competiram na Seletiva deste domingo, nem irão aos Jogos Pan-Americanos por ser no mesmo mês do Mundial, julho do ano que vem.
- Fico triste de não poder ir no Pan, mas não tem como. A competição é muito próxima a maratona de 10 quilômetros do Mundial, que é seletiva olímpica e o foco agora é buscar a vaga nos Jogos Rio 2016 – disse Poliana Okimoto, que assim como Ana Marcela, veio assistir a Seletiva. Poliana conquistou prata nos Jogos Pan-Americanos Rio 2017 e Guadalajara 2011.
No masculino, os quatro selecionados estão aptos a participar de Treinamentos em altitude e de competições internacionais em 2015, com foco na etapa mexicana da Copa do Mundo (circuito da FINA todo disputado no percurso olímpico de 10 quilômetros). Se algo acontecer e a travessia mexicana não acontecer, os resultados desta Seletiva ficam válidos, com os dois melhores (Allan e Diogo) classificados para Kazan, e os outros dois (Samuel e Luiz Arapiraca) indo para Toronto. Em Jogos Pan-Americanos, o Brasil também já conquistou uma medalha, com o bronze de Allan do Carmo, na edição do Rio de Janeiro.
A prova em São Bernardo foi disputada por 17 nadadores (lista no final) no Parque Municipal Estoril, no bairro Estoril, Riacho Grande, em São Bernardo do Campo/SP. No local foi disputada uma seletiva em março para o Mundial Junior da modalidade, em setembro passado, na Hungria. 
Classificação da Seletivapara o Mundial e o Pan 2015.
Masculino (10 nadadores)
1º Allan do Carmo – ACEB-Brasken/BA – 1h54min13s82 / 2º Diogo Villarinho – Minas Tênis – 1h54min14s04 / 3º Samuel de Bona – Grêmio Náutico União/RS – 1h55min59s32 / 4º – Luiz Rogério Arapiraca – Unisanta –1h55min59s72 / 5º Victor Colonese – Unisanta – 1h56min00s06 / 6º Lucas Cortini Oliveira – Sesi/SP – 1h56min23s49 / 7º Fábio Jorge – Curitibano – 1h56min26s32 / 8º Matheus Evangelista – Grêmio Náutico União/RS – 1h56min29s28 / 9º Fernando Ponte – Grêmio Náutico União/RS – 1h58min01s60 / 10º Luiz Gustavo Barros – Grêmio Náutico União/RS – 1h58min08s06
Feminino (7 nadadoras)
1ª Carolina Bilich – Minas Tênis – 2h06min23s53 / 2ª Betina Lorscheitter – Grêmio Náutico União/RS –2h06min27s06 / 3ª Viviane Jungblut – Grêmio Náutico União/RS – 2h06min29s60 / 4ª Gabriela Cordeiro Ferreira – Grêmio Náutico União/RS – 2h08min21s96 / 5ª Giovanna Mattos – Sesi/SP – 2h10min33s82.
Catarina Ganzeli, da Unisanta, e Amanda Delgado, do Corinthians, não completaram a prova.
Foto: CBDA/Divulgação




PARA CURTIR CLICAR NO LINK 



E-MAIL: francisswim@gmail.com
FONE 555191415266
BLOG FRANCISSWIM  http://francisswim.blogspot.com.br/
WhatsApp 5197226748

Já conhece o comparador de preços feito especialmente para você, amante do esporte? Encontre tudo o que procura no http://finalshopping.com.br

No comments: