Sunday, October 5, 2014

Dueto em sétimo, equipe em quinto e o Brasil avançando - Decisão da Rotina Combinada encerra competição para o Brasil neste domingo


Quebec/CAN – O Brasil subiu de produção nesta 13ª edição da Copa do Mundo FINA de Nado Sincronizado, que está sendo realizada na Unviersidade Laval, na candense Quebec. A competição termina apenas neste domingo, 5/10, com a prova livre de rotina combinada, a partir das 11h35 de Brasília, mas os resultados obtidos até então comprovam uma evolução da esquadra brasileira.
A prova de dueto livre encerrou a participação da dupla que representará o país nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Luisa Borges e Maria Eduarda Miccuci na Copa do Mundo FINA de Nado Sincronizado. Com o tema  ‘Quatro Estações’, de Vivaldi, as atletas brasileiras terminaram na sétima colocação geral, com 183.3157 pontos, após a soma com a nota da apresentação técnica do primeiro dia do evento, vencendo Itália, México e República Tcheca, países que tradicionalmente estavam acima do Brasil no ranking.
Na apresentação da coreografia livre, com mais tempo de execução, elas venceram não apenas Itália, México e Republica Tcheca, mas também a Grécia, uma forte adversária em todas as principais competições internacionais. Luisa e Eduarda somaram 83.0000, mais que as gregas (82.6333). A técnica Maura Xavier, que atua em parceria com a canadense Julie Sauvé e também com as brasileiras Magali Cremona e Gláucia Soutinho, deu seu parecer sobre o novo duo nacional.
- Essa rotina é muito difícil. O grau de dificuldade dela é alto e estamos muito satisfeitas porque elas são muito novas. A Luísa tem 18 anos e poderia ainda estar na categoria Junior e a Maria Eduarda está em seu primeiro ano na categoria sênior. Fomos sétimo em 2010, mas com atletas bem mais experientes. Tem movimentos ali muito complicados de fazer e alguns elas fazem duas vezes! Foi uma nadada excelente. Vimos pequenos erros, mas elas pularam de 8.0 para 8.3 e isso é bem significativo. Elas sempre foram muito sincronizadas, mas hoje saem mais altas da água, nadam mais na superfície e com mais energia e precisão. Agora vamos sair desta competição direto para o Campeonato Sul-Americano de Mar del Plata. Muito cansativo! Mas fomos nós que quisemos assim. Achamos que era importante elas participarem pela primeira vez juntas de uma Copa FINA e foi mesmo. Mostraram a evolução do país para o mundo – concluiu Maura.
A China alcançou a medalha de ouro para o dueto em Quebec c om uma antiga história de amor chinêsa. Apesar de a técnica Mayuko Fujiki dizer que a a nova estratégia do país agora se concentra no trabalho de força, a delicadeza do tema “The Butterfly Lovers”, apresentado por Xuechen Huang e Wenyan Sun ganhou 94,4667 pontos, quee adicionando com a nota técnica terminou em 186,7041.
O segundo lugar foi para o Japão (181.5469 pontos) em uma disputa emocionante com a Ucrânia (181.4274 pontos). Os dois países têm estado muito perto em todas as provas da competição e pequenos detalhes fazem a diferença. Na rotina livre do dueto, Yukito Inui e Risako Mitsui atacaram de Jazz e ganhou dos juízes 91,8667 contra 92,2667 pontos das ucranianas Anna Voloshyna e Lolita Ananasova, que usaram a trilha sonora dos filmes “Hansel” e “Gretel: Caçadores de Bruxas”. A vitória do Japão foi devido à soma da nota da rotina técnica, no primeiro dia de competições.
Equipe mais forte – Em 2016 o Brasil estará pela primeira vez numa disputa olímpica por equipes de nado sincronizado. Nesta Copa o grupo de Giovana Stephan, Maria Clara Coutinho, Beatriz e Branca Ferez, Lorena Molinos, Juliana Damico, Maria Bruno, Pamela Nogueira, Jessica Gonçalves e Priscila Japiassu terminou numa inédita quinta colocação e com um desempenho de notas – com 167.1835 pontos – nunca antes alcançado. O trabalho está intenso para que o grupo faça bonito em casa daqui há dois anos e a equipe está mesmo sentindo-se mais segura.
Maria Clara Coutinho, de 16 anos, e estreando nas competições adultas da Federação Internacional, diz que a experiência é marcante.
- É tudo muito diferente e está sendo uma experiência ótima. Quanto mais vemos que estamos melhorando isso nos estimula a treinar mais, a progredir.  A gente se sente mais forte vendo  não estamos tão atrás assim dos times principais. É gratificante ver que estamos evoluindo e que temos reais chances de chegar mais perto das equipes que estão no topo – disse Maria Clara.
E por falar em treinos, Bia Feres ressaltou a mudança no ritmo de treinos como algo que fez a diferença.
- A Julie tem um ritmo muito intenso de treino. Antes a gente vinha para as competições e via os treinos de alguns países e ficava imaginando como elas conseguiam treinar aquilo tudo. Hoje estamos treinando mais que elas! Isso nos torna mais seguras e consistentes – analisou.
A prova por equipes foi vencida mais uma vez pela China, com 188.0322 pontos, seguida de Japão 182.4088 pontos e Ucrânia, 181.9573. Todas estão objetivando o pódio no Rio de Janeiro e as japonesas se emocionaram até as lágrimas com os resultados superando a Ucrânia, coisa e que não conseguiram no Mundial dos Esportes Aquáticos de Barcelona, ano passado. Já as chinesas estão mirando com muito foco o ouro que não sai da Rússia há quatro edições Olímpicas.
- No Rio, com toda certeza! – disse a atleta da equipe, Xiaojum Chen.
O Brasil nas Copas FINA de nado sincronizado em 2006, 2010 e 2014:
Solo = 2006 (14º) / 2010 (9º) / 2014 (Não foi realizada)
Dueto = 2006 (16º) / 2010 (7º)/ 2014 (7º)
Equipes = 2006 (10º) / 2010 (9º)/ 2014 (5º)
Combo = 2006 (8º) / 2010 (6º)
Ordem de Apresentação (Hora de Brasília)
Rotina Combinada – 5/10 – 11h35
1-  China /2- Brasil /3- Japão /4- Ucrânia /5- México



PARA CURTIR CLICAR NO LINK 



E-MAIL: francisswim@gmail.com
FONE 555191415266
BLOG FRANCISSWIM  http://francisswim.blogspot.com.br/
WhatsApp 5197226748

No comments: