Monday, October 6, 2014

A importância de uma equipe multidisciplinar


O Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos teve sua primeira modalidade encerrada, com a natação brasileira vitoriosa. Além dos títulos na piscina, o Brasil sai da Argentina, com a certeza da sequência de um projeto sério e que caminha cada vez mais para o crescimento e a consolidação da modalidade. Exemplo disto foram alguns números apresentados pela comissão multidisciplinar brasileira, presente em Mar del Plata, durante o torneio.
A equipe do Brasil contou com a contribuição do Dr. Marcus Bernhoeft, médico da delegação brasileira. O fisioterapeuta, Rafael de Oliveira; o massoterapeuta, Vagner do Nascimento; o biomecânico, Manoel de Moraes. Além dos treinadores Carlos Camargo, Alberto Silva, Fernando Vanzella, Arilson Silva, Eduardo dos Santos, Frederico Guariglia Filho e Marcelo Tomazini.
Além de auxiliar os atletas em eventuais lesões ou doenças, o departamento médico ampara diretamente no controle da performance dos nadadores, como por exemplo, com o controle e medição do nível de lactato sanguíneo. Somente no Sul-americano, mais de 100 recolhimentos e análises foram feitas.
- No decorrer da competição o desgaste aumenta e os nadadores precisam de mais tempo de recuperação. Nos últimos dias, o nadador está mais cansado, mas ele já entende que o trabalho de recuperação é essencial, não só para o torneio e assim para a sequência da temporada – completou Dr. Marcus Bernhoeft.
Este procedimento se refere a aferição do lactato produzido nos exercícios, realizados durante as provas. Médico da delegação na Argentina, D. Marcus Bernhoeft, ainda explicou que “com excesso de lactato no sangue, ocorre a acidose, que diminui o aproveitamento da glicólise anaeróbica, deixando os movimentos mais lentos. Ou seja, fazendo com que o atleta tenha menos potencia e sinta-se cansado”.
Ainda na área médica, os atletas receberam mais 80 atendimentos com o fisioterapeuta, Rafael de Oliveira. Somente em quatro dias de competição, mais 198 procedimentos foram realizados com os nadadores brasileiros. Tendo as regiões do ombro, cervical, joelhos e coxas como as mais atendidas.
Com o auxilio da tecnologia biomecânica, somente em Mar del Plata, mais de 68 vídeos foram filmados, analisados e transmitidos à comissão técnica. Com este recurso os atletas, seus treinadores e o biomecânico, Manoel de Moraes, assistem novamente as provas e, com bases nos dados analisados, podem buscar ganhos de desempenho para os nadadores, entre as etapas eliminatórias e finais. Corrigindo assim, eventuais falhas de movimentos.
Na massoterapia, que tem como principal objetivo auxiliar a recuperação dos nadadores, outros 76 atendimentos foram prestados aos nadadores. Com mais de 14 anos de trabalho na natação, Vagner do Nascimento, realizou em média 15 atendimentos por dia.
Marcelo Tomazini, membro da comissão técnica e campeão pan-americano (em Winnipeg – 1999), como nadador, comentou a importância de uma equipe multidisciplinar atuando em todos os torneio internacionais.
- Todo esse apoio é essencial e tem influência direta no resultado do atleta. Esse diferencial não está em uma prova, mas sim no decorrer da competição. Com uma recuperação boa e o suporte da comissão, o nadador hoje tem condição de estar bem física e psicologicamente tanto no inicio quanto em sua última prova – comentou, Marcelo Tomazini.
Mariana de Sá



PARA CURTIR CLICAR NO LINK 



E-MAIL: francisswim@gmail.com
FONE 555191415266
BLOG FRANCISSWIM  http://francisswim.blogspot.com.br/
WhatsApp 5197226748

No comments: