quarta-feira, 25 de março de 2015

Multinations Youth Meet com 13 países participantes


O Multinations Youth Meet, que se realiza no próximo sábado e domingo no Centro Desportivo do Jamor, em Oeiras, conta com a participação de 176 atletas (91 masculinos e 85 femininos) em representação de 13 países: Áustria, Brasil, Bulgária, Chipre, República Checa, Finlândia, Grécia, Israel, Polónia, Portugal, Suíça, Turquia e Ucrânia.
“Trata-se de uma competição de referência para os nossos nadadores mais jovens e, desse modo, constitui uma forma bastante fiável de aferir o nível médio dos nadadores deste escalão em competição com um conjunto de mais 12 seleções que, apesar de não serem as mais fortes a nível europeu, possuem nadadores que sem dúvida possuem nível para estar no pódio das competições mais importantes deste escalão, como por exemplo o FOJE – Festival olímpico da juventude europeia”, afirma José Machado, diretor-técnico nacional (DTN) da Federação Portuguesa de Natação.
Esta competição, que se destina a atletas nascidos em 1999 e 2000 em masculinos (15/16 anos) e nascidos em 2001/2002 em femininos (13/14 anos), realiza-se pela 10.ª vez em Portugal. O nosso país acolheu, pela primeira vez esta prova, em 1986, na piscina dos Olivais, em Lisboa. A última edição (júnior) realizou-se em Coimbra em 2012.
“A ver pela ‘entry list’, o facto de haver um número muito reduzido de nadadores portugueses entre os oito melhores tempos de inscrição faz-nos concluir que não poderemos aspirar a mais do que a obtenção de recordes pessoais por parte de todos os nadadores presentes na seleção. Esperamos que os nossos tenham oportunidade de demonstrar uma elevada capacidade de superação e consigam demonstrar um potencial elevado para que num futuro relativamente próximo se possam assumir com os novos porta estandartes da natação portuguesa”, refere o responsável técnico.
Ainda segundo o DTN, “o grupo alargado da seleção faz parte de uma estratégia da FPN com vista a alargar o número de nadadores referenciados neste escalão, de modo a que se possa aumentar a base de recrutamento para os escalões acima”, acrescentando que “pretende-se incutir neste grupo de nadadores rotinas de trabalho e de preparação, pelo que esta prova também é um momento de formação e de preparação para o alto rendimento”.
No sábado e domingo, as provas iniciam-se às 09h00 e 16h30.
A Seleção Nacional, que cumpre um estágio de dois dias antes da competição, é formada por: José Luz (NSCG); Joana Amador (CGA); Tomás Oliveira (DNMG); Inês Azevedo (CJSA); André Ruivo (ADBA); Bruna Simões (IDV); Afonso Sequeira (CNF); Alexandra Frazão (CNA); Tiago Escada (AMINATA); Ana Branco, António Mendes, Raquel Tremoço e Diogo Dantas (SCP); Carolina Marcelino, Rafaela Azevedo e Clara Pereira (SAD); Diogo Domingues (ANAM); Rodrigo Guerreiro (LDC); Jorge Silva e José Fernandes (SCB); Miriam Marques (CNOL); Ana Margarida Guedes (GCVR); Pedro Fernandes (VSC); Inês Rocha (CAP); João Tinoco e Mateus Carvalho (GDNVNF); Maria Costa e Tiago Soares (FCP); Sofia Gonçalves (LSC); Joana Henriques (CAC); Diogo Teodoro (CNMAIA); e Sara Alves (ASSSCC).
O juiz árbitro da prova é a internacional Cilísia Correia (Associação de Natação da Madeira).



O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM 320.000 VISUALIZAÇÕES / MÊS NA WEB














Nenhum comentário: