sábado, 9 de janeiro de 2016

10 DICAS PARA NADAR MAIS RÁPIDO


Por Rodrigo Langeani  - Espírito Outdoor
Existem muitas coisas que o nadador pode fazer para nadar mais rápido. Aqui vão 10 dicas para ajudá-lo(a). É só adicionar algumas dessas dicas ao seu treinamento de natação e colher os resultados.
1-Nade com mais frequência
Se você não nadar pelo menos 3 vezes por semana você irá perder a sensibilidade com água e sua técnica começará a deteriorar. Sem sensibilidade, sem técnica, sem velocidade. A dica é: se tiver que escolher entre 2 treinos longos ou 3 treinos mais curtos, escolha treinos mais curtos com maior frequência. Estudos mostram que, para um mesmo volume semanal, nadadores tentem a apresentar um melhor desempenho se nadarem mais frequentemente.
2-Nade sempre com boa técnica
Tente manter a melhor técnica possível durante todo o treino. Se você tentar nadar mais rápido as custas de sua técnica, estará desperdiçando energia. Se você conseguir condicionar-se a manter a técnica mesmo quando nada rápido, em pouco tempo passará a obter melhores resultados.  
3-Nade com nadadeiras
Nadar com nadadeiras (pé-de-pato) ajuda você a conseguir nadar com uma posição corporal melhor e assim você conseguirá saber a sensação de se nadar com a postura correta. Depois, sem as nadadeiras ficará mais fácil de repetir a posição experimentada.
4-Faça educativos em todos os treinos
Tanto faz se no começo no meio ou no final do treino, mas incluir exercícios educativos ajudam a reforçar a boa técnica. Existem inúmeros educativos para melhorar sua técnica, um bom professor poderá ajudá-lo a escolher os exercícios mais adequados para melhorar sua técnica.
5-Faça treinos mais difíceis
Se você tem o hábito de sempre treinar da mesma forma, nadando na mesma velocidade deve experimentar incluir séries diferentes no seu treino. Após algum tempo o organismo se acostuma ao estímulo e passa a não mais se desenvolver. Se você sempre nada forte, deve fazer séries mais lentas prestando atenção na técnica. Se você sempre nada devagar, pode se beneficiar muito se incluir alguns tiros curtos de velocidade no seu programa de treinamento. Adicione variedade ao seu treino e sinta a diferença no seu rendimento.
6-Nade devagar
Nosso organismo não tem capacidade para aguentar mais do que 2 ou 3 treinos fortes na semana. Se você nadar forte todo dia está no caminho certo para a estagnação e/ou o over-training. Se você já faz 2 treinos fortes na semana os outros dias devem ser treinos mais leves.
7-Melhore seu deslize
Todo mundo pode se beneficiar da melhora do deslize, mesmo quem nada águas abertas. Preste atenção sempre que der o impulso na parede, mantenha o corpo alongado, a cabeça baixa e os braços estendidos. Esse hábito se traduzirá não só em viradas mais eficientes, mas também numa melhora do alinhamento corporal durante o nado.
8-Peça para alguém olhar você nadando
Se você nunca pediu para ninguém te corrigir enquanto nada, poderá ficar surpreso com o que irá descobrir. Todos nós temos muita dificuldade em perceber os movimentos que fazemos enquanto os fazemos. Se você nada sempre sozinho(a) peça para um amigo ou um técnico corrigí-lo. Melhor ainda seria se você conseguisse alguém para filmá-lo. Dessa forma poderá tomar consciência dos seus erros e adotar um estilo mais eficiente.
9-Experimente nadar outros estilos
Os seres humanos são criaturas do hábito, tendemos a nadar sempre os mesmos estilos. Nadar estilos diferentes ajudam a equilibrar a musculatura do corpo evitando lesões de sobrecarga ao mesmo tempo que desenvolve a sensibilidade da água. Melhor sensibilidade, melhor estilo, mais rápido você nada. Triatletas tendem a achar que porque nadam crawl durante as competições, só devem nadar crawl nos treinos, isso não é verdade.
10-Experimente equipamentos novos
Novos equipamentos podem ajudá-lo(a) a nadar melhor. Trajes de competição, roupas de borracha, palmares diferentes, snorkels. Existem inúmeros equipamentos que podem ajudá-lo a nadar mais rápido nos treinos e nas competições, pergunte ao seu técnico.



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