quarta-feira, 5 de julho de 2017

ESTUDAR E NADAR UMA GRANDE OPORTUNIDADE PARA JOVENS ATLETAS



Um dos grandes sucessos da natação americana é mesclar com maestria o esporte com a educação. Seja nas escolas ou nas universidades, os alunos no país tem a grande oportunidade de conciliar as duas funções e aqueles que se destacam no universo esportivo conseguem tornar-se atletas de alto rendimento, sem deixar os estudos de lado. É uma realidade diferente do Brasil, porém, pode ser apreciada por brasileiros interessados em vivenciar esta experiência. Hoje existem empresas que realizam este trabalho e uma delas é a Atleta Estudante que gera oportunidades para jovens conhecerem esta cultura e aperfeiçoarem a parte técnica do esporte e o aprendizado com a língua inglesa visando admissão em instituições de ensino.
A empresa foi desenvolvido por dois nomes conhecidos no meio aquático: Diogo Yabe (atleta olímpico da seleção brasileira em Atenas-2004) e Thiago Orso (ex-nadador com passagens pela seleção brasileira e campeão nos Estados Unidos). “Nosso projeto oferece várias oportunidades para os jovens atletas realizarem através de uma única viagem. É uma rica experiência onde eles vão desfrutar da oportunidade de melhorar a parte técnica através de training camps em conceituados centros de treinamento nos Estados Unidos, além de poder ter contato com outra cultura, estudar inglês e conhecer opções para estudo no país. O projeto vem crescendo a cada ano e estamos sentindo um aumento na procura por este serviço”, conta Yabe.


Vista da piscina da Bolles School – Foto: Atleta Estudante/Reprodução
Atualmente o Atleta Estudante oferece quatro opções de programas para os nadadores interessados em participar da temporada 2017/18: “Natação curta duração”, onde os atletas passam duas semanas no Swim Camp; “Natação longa duração”, para um período de seis meses de treinamento e participação em competições americanas; “High School”, indicado para atletas que pretendem terminar o colegial nos Estados Unidos e estudar na Bolles School e o “Assessoria Esportiva” para quem esta interessado em conquistar uma bolsa de estudos para nadar e estudar por alguma universidade no país.
No ano passado o projeto levou os jovens para assistir a seletiva olímpica americana. Este ano a programação estará mais focada em apresentar os benefícios da parceria entre esporte com educação. “Estamos agora organizando a realização do nosso 4º Swim Camp que vai acontecer em Jacksonville, na Flórida. Os interessados em participar terão diversas atividades práticas de treinamento na água e também poderão realizar visitas a instituições de ensino. Estamos também investindo bastante no público que busca fazer o ensino superior nos Estados Unidos e nossa meta é justamente mostrar boas opções para eles”, diz Yabe.

O Programa Atleta Estudante conta com a parceria da Ikkos, empresa de tecnologia para aprendizado motor usado por atletas americanos e que fornecerá pen drives aos participantes mostrando a evolução do antes e depois do Swim Camp. Outros parceiros do programa são a Planet Swim, escola de natação na Flórida e a Bolles School, uma das melhores high schools da natação dos Estados Unidos. Para mais informações sobre os programas e o custo de participar desta experiência acesse o site oficial do projeto aqui.

Por Guilherme Freitas Swim Channel




Nenhum comentário: