Sunday, February 12, 2017

CIÊNCIA NO ESPORTE - Natação do Minas tem treino com análise técnica de fundamentos


O Minas Tênis Clube segue em ritmo intenso de preparação para as competições da temporada. Com o objetivo de aprimorar cada vez mais os fundamentos, a equipe realizou, na manhã desta quarta-feira, um treino com análise técnica das chegadas, saídas e viradas. A atividade foi realizada com o grupo de nadadores velocistas e é uma parceria do Departamento de Natação com o Departamento de Integração das Ciências do Esporte (Dice) do Clube.

Marcelo Luis, analista técnico-científico do Minas, e Gustavo Botelho, estagiário do Dice, foram os responsáveis pela filmagem do treino, que captava o nado em tempo real e reproduzia em uma TV instalada logo ao lado da piscina. Assim, era possível que os treinadores e os nadadores observassem as técnicas de cada atleta durante o nado submerso. As imagens também são gravadas e podem ser analisadas pausadamente. O treinador Sérgio Marques e o auxiliar técnico Dellano Cézar acompanharam as filmagens e orientaram os nadadores, que também davam dicas uns aos outros.

 A atividade permite a análise da postura dos atletas. Segundo Marcelo Luis, é um trabalho para corrigir e melhorar detalhes no nado. “É uma análise técnica da saída, da chegada e dos nados. O objetivo é corrigir detalhes para ganhar centésimos de segundo na hora de competir. Assim, todas as observações dos atletas e dos técnicos são trabalhadas diariamente nos treinos até a próxima análise”.

Esse trabalho faz parte do planejamento da equipe para a primeira grande competição do ano, o Troféu Maria Lenk, previsto para o início de maio. As atividades realizadas nesta quarta foram preparatórias para outra filmagem, que será feita na próxima semana, com o biomecânico da equipe Augusto Barbosa. A análise será ainda mais detalhada, com gráficos de força, velocidade e outros dados importantes para melhorar cada vez mais a técnica de nado.

Os equipamentos usados nas filmagens desta quarta-feira foram adquiridos pelo Minas por meio do projeto "Inovações Tecnológicas Aplicadas na Formação e Desenvolvimento de Atletas" convênio nº 6 parceira Minas e CBC.
FONTE IMPRENSA MINAS TENIS CLUBE

Atletas e técnicos do Minas observam filmagens dos nadadores (Fotos: Divulgação / Minas Tênis Clube)
Publicado por Francismar Siviero



O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM Foram mais de 35.000.000 de VISUALIZAÇÕES no último ano


Francisswim Esportes Aquáticos é uma ferramenta única,   abrangente, multi-linguas, uma referência on-line para a comunidade aquática. Informação vistas nos últimos 12 meses no facebook (24.397.084), Google+ (5.144.802), blog (401.672). Clique no link e visite 




http://www.kickante.com.br/campanhas/blog-francisswim-esportes-aquaticos




































No comments: