Wednesday, July 2, 2014

Jarrod Poort e Ana Cunha vencedores da etapa de Portugal nos 10k de águas abertas


O australiano Jarrod Poort e a brasileira Ana Marcela Cunha venceram hoje a maratona de 10km de Setúbal, etapa da Taça do Mundo que se realizou na baía do Sado, junto ao Parque Urbano de Albarquel. Hugo Ribeiro e Angélica André foram os melhores portugueses.
Na prova masculina, o grego Spyridon Gianniotis tomou a dianteira desde muito cedo, alargando a vantagem que chegou a estar em cerca de 100 metros. Mas à entrada para a última volta do circuito, o nadador da Grécia começou a perder terreno e acabou mesmo por desistir. O australiano Jarrod Poort assumiu a liderança e, numa acérrima luta final, venceu com o tempo de 1:52.06,0, seguido do brasileiro Allan do Carmo 1:52.07.1 e do alemão Thomas Lurz com 1:52.07,5. Hugo Ribeiro foi o melhor português ao terminar na 20.ª posição (1:54.05,7), Tiago Oliveira foi 31.º (2:02.35.1) e Vasco Gaspar 34.º (2:08.12.2).
Em femininos, o grupo da frente manteve-se sempre muito compacto ao longo da prova com as nadadoras brasileiras, norte-americanas e australianas a dividirem as despesas da corrida.
Na luta final, Ana Marcela Cunha, que já havia ganho em 2008, foi mais forte, terminando a prova com 2:03.52,24, seguida da compatriota Poliana Okimoto com 2:03.54,46 e da italiana Martina Grimaldi com 2:04.00,71. Angélica André foi a melhor portuguesa ao terminar no 29.º lugar com 2:07.37,40. 
A temperatura da água rondou os 19 graus ao longo da prova.
Declarações:
Ana Marcela Cunha (nadadora do Brasil): “É sempre bom voltar a Portugal e seis anos depois voltei a ganhar. Senti-me muito bem. Fiquei um pouco atrás no início, mas depois fui para a frente e venci. Espero discutir a vitória no circuito mundial”.
Jarrod Poort (nadador da Austrália): “Esta é a minha primeira vitória internacional. Estou muito feliz por ter conseguido este triunfo. Queria ficar nos cinco primeiros e acabei por ganhar”
José Manuel Borges (Diretor-técnico nacional da FPN): “Fruto das condições muito difíceis, quer da temperatura da água, quer da exigência competitiva, não foi possível fazer melhor. Há que realçar, no entanto, os lugares obtidos pelo Hugo Ribeiro e Angélica André, numa prova com uma grande competitividade e a primeira competição internacional que esta Seleção Nacional tem este ano”
Hugo Ribeiro (nadador de Portugal): “Foi uma prova muito dura com imenso contacto físico. Este lugar é um bom indicador para o próximo Europeu em Berlim. É a primeira prova internacional que faço este ano. Para a semana terei a taça europeia”.
Angélica André (nadadora de Portugal): “Foi uma prova muito dura com um ritmo forte. Ficar nas 30 primeiras foi uma boa classificação. Senti-me bem até à quarta volta, estava nas 10 primeiras, mas depois o ritmo aumento e houve um esticão muito forte na frente do grupo”.
António José Silva (Presidente da FPN): “É um balanço positivo, é a única etapa europeia do circuito mundial, resultante de uma parceria excecional com a Câmara Municipal de Setúbal, num ano em que se realizou a Prova Aberta com uma boa adesão”. 

FONTE FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE NATAÇÃO

No comments: