Monday, July 14, 2014

TREINO DIFÍCIL COMBATE FÁCIL 3 Grandes lições que observei nas práticas do Bernardinho -POR Mario Jorge Hilarino


Uma vez assisti uma entrevista ou um vídeo de uma palestra do Bernardinho – profissional que admiro demais, desde a época que eu assistia aos treinos da Seleção Brasileira que ele realizava na EsEFEX, mesmo ele sendo chamado de louco ou obcecado – nesse vídeo ele falou de 3 momentos na carreira muito interessantes e que ensinam pelo menos 3 grandes lições. Eu observei refleti e resolvi compartilhar aqui de acordo com a minha ótica, porém desses 3 exemplos poderia escrever pelo menos sobre mais 7 ou temas, como ficaria um texto muito longo, preferi delimitar em 3 pontos. espero que seja uma boa leitura, ao final por favor mê dê seu feedback para que eu possa estar continuando a escrever e criar materiais de qualidade.

LIÇÃO Nº 1 – COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E A QUALIDADE
Cada campeonato que venciam ele convocava imediatamente o time no dia seguinte para treinar mais cedo que o ano anterior. Quando começaram treinar, iniciavam às 9h depois de vitórias consecutivas ano após ano,  precisavam acordar cada vez mais cedo para treinar, os treinos agora iniciam às 6h.
dicas-produtividade
Bernardinho sabia que depois de chegar ao topo,  ficaria mais difícil se manter, então qual a solução?
Acordar um pouco mais cedo, afinal de contas,  agora eles eram campeões e precisavam manter esse título, ou pelo menos  trabalhar duro para isso, dar o exemplo.
Aqui foi aplicado um princípio simples de produtividade, que todos conhecemos, mas poucos de nós aplicamos, “de grão em grão a galinha enche o papo”, muitas vezes queremos aumentar nossa produtividade e queremos mudar tudo de uma única vez, porém é muito mais fácil e simples de executar se fizermos ajustes e mudanças em pequenos pontos e momentos.
Se eles começavam a treinar às 9h e agora iniciavam às 8h eles aumentaram por semana 7 horas em seus treinamentos,  por mês aumentaram 30 horas e em um ano aumentaram cerca de 360 horas em treinamentos.
No começo a seleção brasileira de vôlei iniciava seus treinos às 9h e atualmente eles iniciam às 6h isso dá 3 horas de diferença por dia, se multiplicarmos por semana são 21 horas que ganharam de treinamento e por ano são cerca de 1080 horas a mais que treinaram, ou seja, dividindo por 24 horas ganharam 45 dias de treinos a mais por ano, ou se dividirmos por 12h de treinos por dia (MAIS REAL), ganhariam 90 dias a mais de treinos por ano, ou seja 3 meses!
Imagine agora o que pode ser feito com 3 meses a mais na sua vida? Viu como é simples?
Basta conseguir 3 horas a mais em sua vida, é possível, basta direcionar seu tempo e otimizar cada momento! Reflita agora como pode conseguir mais 1, 2 ou 3 horas por dia para realizar algo!


LIÇÃO Nº 2 – O SUCESSO É CRIADO EM SUA MENTE, NÃO DEPENDE DE ONDE VOCÊ ESTÁ
Uma vez ao pousarem na Suíça, descobriram que era feriado, o time achou que teria folga pela impossibilidade de treinarem, afinal de contas, todos os estabelecimentos locais estavam fechados, chegando ao hotel, Bernardinho viu o estacionamento liso e emborrachado, mandou que todos se trocassem e fossem ao estacionamento treinar, imaginem a reação dos atletas, estrelas tendo que treinar num estacionamento?
yego
A grande maioria das pessoas não entendem o princípio simples de que primeiro precisamos ser para depois ter, um conceito tão simples e importante que todos os nossos resultados depende dele, você todo dia aplica e não se conscientizou disso, acontece de forma automática.
Bernardinho conhece e aplica muito bem esse conceito.muito bem e para ele não importava onde iriam treinar, afinal de contas 1 dia sem treino representava muito, e ele buscava o melhor do time, então com sol, chuva, frio, neve, asfalto ou qualquer lugar que fosse, acredito que até mesmo dentro dos quartos, ou auditório do hotel teria treinamento se preciso fosse.
Na mente do Bernardinho, o SUCESSO estava instalado, estava criado, ele tinha seu objetivo claro, era a vitória, e precisaria fazer o máximo para que a equipe chegasse até lá!
Quando SOMOS antes de TERMOS algo, fazemos tudo para alcançarmos nossos objetivos, pagamos o preço e não precisamos de equipamentos, instalações ou outras coisas mais, além de nossa determinação. Tudo mais começa a acontecer ao nosso favor, isso é um fato.
Existem diversas provas, conquistas e acontecimentos na história que nos servem de exemplos de como funciona esse princípio, quero aqui lembrar de dois momentos.
O Filme Jamaica abaixo de Zero é baseado na história verídica de estréia da equipe de bobsleigh nacional da Jamaica na competição de bobsleigh dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1988, no Canadá.
“Mas Mario, a Jamaica não tem neve!” Você deve estar pensando aí ao ler, exatamente, na Jamaica não tem neve nem a cultura dos esportes de neve ou de inverno, mas e daí?
Alguém sonhou, trabalhou duro foi lá e fez! O SUCESSO dessa empreitada estava criada na mente, assista ao filme, é do gênero comédia mas, nos dá algumas lições valiosas.
Outro Grande exemplo ou case mais recente é do caso do atleta queniano Julius Yego, primeiro atleta africano à participar de uma final Olímpica no lançamento de dardo.
Até ai nada demais né? Isso qualquer um poderia fazer, verdade, o ESPETACULAR aqui é que o cara aprendeu a lançar dardos via YOUTUBE, mas na verdade, o grande feito, só foi possível depois dele já SER, já tinha se visualizado como um atleta campeão de dardos, tinha
um objetivo claro em mente, não tinha treinador, nem equipamento, nem local para treinar, mas tinha um sonho forte em sua mente, os caminhos apareceram com o tempo, as oportunidades foram criadas.

LIÇÃO Nº 3 - VENÇA UTILIZANDO O SENSO DE URGÊNCIA
Num vôo  Seleção Brasileira fez escala na Itália essa escala levaria 5 horas, tempo suficiente para…? Isso mesmo treinar.
cronometro-tag-heuer1
Bernardinho sabia que 5 horas ociosas seriam negativas, mas sabia também que poderiam ser produtivas, e enquanto os jogadores estariam parados, as outras seleções estariam treinando, e quem está mais preparado, é quem vence sempre.
O que ele fez foi conseguir um local para treinarem e assim o fizeram.
O senso de urgência é algo importante para evitarmos a procrastinação, se não nos mantivermos com esse senso de urgência sempre estaremos deixando nossos compromissos para a frente, sempre adiando mudanças e projetos e quando estivermos iniciado os projetos estaremos sempre fazendo da forma meia boca, pois sempre colocaremos algo que é mais divertido à frente e tocando projetos pela metáde
Existe uma lição de gestão estratégica muito interessante
“Todas as manhãs o leão acorda sabendo que deverá correr mais que o veadinho se não quiser morrer de fome. Não faz diferença se você é veadinho ou leão, quando o sol nascer você tem que começar a correr.”
Imagine as lições aprendidas por todos, o espirito de corpo, de unidade, o senso de merecimento em cada competição!

Não é à toa o sucesso conquistado por esse treinador à frente de suas equipes, é uma ciência! São princípios básicos que muitos dizemos saber, mas se não aplicamos na realidade não sabemos.
Quantas vezes você já adiou o início de algum projeto? Quantas vezes deixou de escrever uma carta, contatar um cliente, dizer eu te amo para quem realmente, ama?
Quantas vezes deixou de investir num sonho que você acredita mudra o mundo ou a sua comunidade?
Então aplique o senso de urgência, siga em frente realize, te desejo muito sucesso!!.
Espero ter ajudado compartilhando um pouco da minha análise e observação e conhecimento!
Se você gostou deixa aqui abaixo seu comentário assim saberei se estou no caminho certo e saberei o quanto estou ajudando também. Clique em curtir e compartilhe com os amigos as informações aqui expostas!
Um grande abraço Mario Jorge Hilarino
OTREINO Triathlon, Natação no Mar, Ciclismo, Corrida - Leia a mais na fonte original em http://www.otreino.com.br/
O treino - Conhece nossos canais? Nos siga em outras mídias! https://www.facebook.com/OTREINO


No comments: