Friday, March 7, 2014

São Bernardo estreia no Circuito Nacional de águas abertas com campeões mundiais e seletiva para Mundial Junior


A cidade de São Bernardo do Campo, na região da Grande São Paulo, irá receber pela primeira vez uma etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, neste domingo (09/03). A prova será realizada na represa Billings, com o percurso de sete quilômetros e meio. Além de somar pontos para o Campeonato Brasileiro a etapa ainda será  seletiva  para o II Mundial Junior da Fina, realizado em agosto próximo, em Israel. Simultaneamente também será disputada a segunda etapa da Copa do Brasil, esta na distância de cinco quilômetros.
Para abrilhantar a sua primeira participação como etapa do Brasileiro a prova paulista irá receber quase todos os integrantes da seleção que levaram o Brasil a ser campeão mundial da modalidade, no Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona, em julho passado, Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo, Samuel de Bona e Diogo Villarinho.
No feminino Ana Marcela, representando o Sesi/SP, heptacampeã brasileira e  bicampeã do Circuito Mundial da Fina (2010 e 2012), é a grande favorita da prova. Já no masculino a disputa é mais acirrada. Ana, Diego e Allan, além de Betina Lorscheitter, após nadar em São Paulo, viajam ao Chile para representar o Brasil nos Jogos Desportivos Sul-Americanos, em Santiago, a partir do dia 16/03.
Esta etapa ainda define a seleção brasileira que irá nadar o II Mundial Junior da Fina, na cidade de Eilat, em Israel. Isto porque desta etapa sairão mais quatro nadadores, dois masculinos e dois femininos, para disputar a prova de 7,5 km. Na distância de 5 km os atletas foram definidos na etapa passada, de Porto Belo, em Santa Catarina.
As águas da represa Billings estreiam no circuito nacional. Porém, já foram palco de uma seletiva nacional realizada pela confederação e de inúmeras provas locais de maratonas aquáticos, sempre com muito sucesso e aprovação dos participantes.
Neste mesmo local inclusive está prevista para o dia 7 de dezembro, outra importante seletiva brasileira. A  prova dos 10Km no Mundial de Desportos Aquáticos de 2015. Os atletas que se classificarem para o Mundial terão a primeira chance de garantir presença nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, em que os 10 primeiros classificados carimbam o passaporte olímpico!
A prova tem largada prevista para as 9h de domingo. Para chegar ao local da largada será no Parque Estoril, saída nº 29 da Via Anchieta, São Paulo (via Marginal, sentido Santos). O horário será confirmado no congresso técnico, deste sábado (08/03), realizado no hotel Pampas Palace, às 17h. O hotel fica na Av. Barão de Mauá, nº 71, Km 18 da Via Anchieta, São Bernardo do Campo, SP.

FONTE CBDA
 

No comments: