Wednesday, March 5, 2014

A história dos Jogos Sul-Americanos da Odesur


Os Jogos ODESUR vão para a sua 10a edição. A competição nasceu em 1978 nos antigos Jogos Cruz do Sul realizados na Bolívia com a participação de oito países. Na oportunidade, o Brasil com reduzido número de atletas ficou em último lugar no quadro de medalhas com apenas uma medalha de ouro. A natação brasileira não participou desta competição.
Desde então, a competição tem sido realizada a cada quatro anos. Foi a partir da terceira edição, e em Santiago no Chile em 1986, que o evento passou a ter o nome dos Jogos Sul-Americanos. Detalhe que nesta edição não tivemos a disputa da natação.
O Brasil sediou apenas uma vez. Foi em 2002, e dividiu as modalidades em quatro cidades: Rio, São Paulo, Curitiba e Belém. Foi na capital paraense que aconteceram as modalidades aquáticas.
Em 2010, na última edição em Medellin na Colômbia, o evento foi combinado com o Campeonato Sul-Americano Absoluto. Aconteceram tentativas para que o mesmo se repetisse este ano, entretanto a ODESUR negou o pedido da Consanat que irá organizar o seu Sul-Americano em outubro na Argentina.
FONTE BEST SWIMMING

http://www.bestswimming.com.br/2013/2014/03/03/a-historia-dos-jogos-sul-americanos-da-odesur/

 

No comments: