domingo, 30 de novembro de 2014

Rei e Rainha do Mar: o que fazer na semana que antecede a prova? Dicas de Mario Jorge Hilarino


Falta pouco para o Rei e Rainha do Mar. O que fazer, quanto treinar, o que treinar? Que treino mágico devo fazer para compensar aquele churrasquinho com cerveja, aquela pizza, aquela semana de frio que bateu a maior preguiça?

Esses são alguns dos questionamentos que tiram o sono dos atletas nos dias que antecedem a prova. Ao ministrar os treinamentos de diversas modalidades, como ciclismo, corrida, natação no mar e triathlon, encontro com amigos alunos e atletas, conhecidos ou não, que começam a aumentar volume de treinamento e intensidade para compensar os treinos perdidos.

Se você é atleta profissional e vive disso, treinamentos, viagens, provas, lesões, tombos etc e são sua rotina de trabalho. Para um atleta profissional, levantar para trabalhar é, na verdade, levantar para nadar, pedalar e correr. Então ele precisa fazer uma boa prova, pois está preparado e se dedicou a fazer aquele esporte.
Para um amador, trabalhar é o mesmo que levantar, bater ponto e no tempo que sobra praticar uma
atividade fisica que lhe traga prazer e saúde. Alguns amadores se destacam por sua genética aliada a equipamentos e treinamento. Mas se não se dedicarem como um profissional, nunca chegarão aos patamares de um atleta profissional.

Meu conselho é o seguinte: relaxe! Se você não fez sua tarefa de casa, não conseguirá fazer uma semana antes da prova.

Faltando uma semana o que pode e deve ser feito?

1 - Acalme-se. Desepero não ajuda em nada;

2 - Use essa semana para fazer um treino especifico no local da prova. Assim você passa a conhecer o percurso, a temperatura e pode visualizar a prova, imaginando seu desempenho. Isso cria uma boa imagem mental, que na hora da prova te faz nadar mais rapido e não desistirá;

3 - Aproveite essa semana para treinos mais leves, focados na técnica do nado para travessias. Faça uma massagem, aproveite para ajustar sua estratégia com seu técnico/treinador/professor (se não tem um, meu conselho é que tenha e que participe de uma equipe. Isso faz toda a diferença em treinamentos e provas)

4 - Use essa semana para se hidratar e se alimentar adequadamente. Ingestão de isotônicos e carboidratos são muito importantes para provas longas, mas não mude seu suplemento nem teste nada novo. Não é hora (se não tem uma nutricionista que o acompanhe, aconselho que busque uma).

Boa prova e até a linha de chegada. Nos encontramos Rei e Rainha do Mar.

Prof. Mario Jorge Hilarino - Cref 18277-G/RJ
Técnico de Triathlon pela CBTri
OTREINO- ASSESSORIA ESPORTIVA

http://oglobo.globo.com/blogs/pulso/posts/2011/08/22/rei-rainha-do-mar-dicas-de-mario-jorge-hilarino-400401.asp


PARA CURTIR CLICAR NO LINK 



E-MAIL: francisswim@gmail.com
FONE 555191415266
BLOG FRANCISSWIM  http://francisswim.blogspot.com.br/
WhatsApp 5197226748

Já conhece o comparador de preços feito especialmente para você, amante do esporte? Encontre tudo o que procura no http://finalshopping.com.br

Nenhum comentário: