Monday, November 17, 2014

Atleta paraolímpico santa-mariense representa o Rio Grande do Sul em competição nacional no próximo dia 22, no Ceará


Antes do acidente que o colocou em uma cadeira de rodas, José Alcir da Silva Teixeira, conhecido como Xiru, nunca havia pensado que um dia seria atleta profissional. Hoje, aos 38 anos, sendo apenas os últimos três de treinamento intensivo e adaptação à vida de esportista, ele é considerado um dos principais nadadores paraolímpicos do Rio Grande do Sul e representa o estado no Meeting Cearense, competição nacional, no próximo dia 22, no Ceará.
Tudo começou quando Teixeira conheceu um projeto de natação paraolímpica na cidade de Novo Horizonte, em São Paulo. Recebeu um convite para treinar na Associação Paradesportiva de Novo Horizonte (APNH) e aceitou. Já no primeiro ano conquistou o Circuito Caixa estadual daquele estado e conseguiu índice para disputar o nacional.
 - Comecei porque era uma forma de batalhar pela minha saúde e também de sair mais e conhecer novos lugares. Mas daí os resultados começam a aparecer e você não quer mais parar- conta. E ele não parou mesmo: nadando pela APNH, Xiru conquistou 21 medalhas, sendo quinze de ouro, três de prata e três de bronze, em oito competições diferentes.
Agora ele está de volta à terra natal e compete levando o nome de Santa Maria, graças ao suporte dado por uma empresa local, a Servan Prestação de Serviços. Em sessenta dias de seu retorno, Xirú já conquistou três medalhas na única competição que participou desde então, os Jogos Paraolímpicos do Interior do Rio Grande do Sul (Parajirgs).
Sua rotina consiste em treinamentos regulares, três vezes por semana, na Universidade Federal de Santa Maria, sob os olhares cautelosos das técnicas Amanda Tâmbara e Priscila Lassem. Como medida extra, Xiru joga basquete e já tem programado treinamento em academia para reforço muscular a partir de dezembro.
- Eu fui embora por questão de estrutura e apoio. Queria treinar na minha cidade e perto da minha família. Agora, com a força que a Servan vem dando, em dois meses, eu já trouxe três medalhas para Santa Maria. Acho que está bom, né? Está ótimo. Melhor ainda se trouxer mais uma na bagagem quando voltar do Ceará. – destaca ele.
Meeting Cearense e Aberto de Caxias
Após participação no Meeting Cearense, marcado para o dia 22 de novembro, onde estão em jogo três medalhas nas categorias 100 metros peito classes S6 e SD5, e também 100 metros medley, classe SM6, Xiru não terá tempo de descansar: no dia 29 ele disputa o Aberto de Caxias, na Serra Gaúcha.

Santa-mariense representará o estado no Ceará. Foto: Divulgação
Por Diogo Viedo, Guilherme Bicca, em 14/11/2014.



PARA CURTIR CLICAR NO LINK 



E-MAIL: francisswim@gmail.com
FONE 555191415266
BLOG FRANCISSWIM  http://francisswim.blogspot.com.br/
WhatsApp 5197226748

No comments: