terça-feira, 18 de novembro de 2014

Grêmio Náutico União campeão brasileiro de águas abertas em 2014


O ano de 2014 praticamente acabou para as maratonas aquáticas no Brasil. A última ação da modalidade será uma seletiva no próximo dia 7/12, em São Bernardo do Campo, para definir atletas que participarão em eventos internacionais de 2015, mas a Copa do Mundo da FINA e o Campeonato Brasileiro terminaram revelando um ano de avanços para os atletas e novos formatos que beneficiaram este esporte no país.
Com a realização de enxutas seis etapas, o Campeonato Brasileiro deixou mais leve o calendário para os atletas e abriu novas possibilidades. O Grêmio Náutico União sagrou-se campeão geral com 980 pontos, seguido por Sesi/SP (820) e Unisanta/SP (256), mas outras quatro categorias tiveram seus clubes campeões. O Curitibano/PR foi campeão no infantil e juvenil, o júnior foi vencido pelo Sesi/SP e sênior ficou também com o Grêmio Náutico/RS.
- A realização do circuito com apenas seis etapas funcionou. Os atletas já têm um calendário muito pesado e temos que deixar espaço para eventos regionais, além das competições de Natação, que também fazem parte do universo deles. A classe de Infantil abriu as portas para os atletas com 13 anos. Desta forma, o Departamento de Maratonas Aquáticas da CBDA começa a promover as equipes que trabalham com o alto rendimento em todas as faixas etárias, da mesma forma que a Natação – disse a supervisora da CBDA, Christiane Fanzeres.
As duas últimas etapas também definiram a seleção brasileira que participará do Campeonato Sul-Americano Juvenil, em março do ano que vem, ainda sem local definido. Na prova de 7,5 quilômetros irão Elder Oliveira, do Curitibano/PR, e os atletas do Sesi/SP Giovanny Lima, Bruna Primatti e Camila Tribst. Na disputa de cinco quilômetros participarão David Oliveira, do Curitibano/PR, Henrique Figueirinha, do Sesi/SP, Marina Amorim, do Grêmio Náutico União/RS e Eduarda dos Santos, do Salesianos/BA.
Novo Formato – Além da competição no alto rendimento, a Confederação criou este ano a Copa Brasil, um circuito nacional de desenvolvimento, com etapas exclusivamente em cinco quilômetros. Os nadadores acumularam pontos apenas dentro de suas faixas etárias (17 ao todo, como até o ano passado no Campeonato Brasileiro, incluindo as divisões de Master). Ao fim do circuito cada faixa etária teve o seu campeão.
- A Copa foi uma grande “sacada” da CBDA. Um circuito que ainda deve crescer bastante nas suas próximas edições e que visa tornar as Maratonas ainda mais populares no país – finalizou.
A disputa da Copa Brasil foi tão acirrada quanto a do Campeonato Brasileiro, com a equipe Gladiadores/RJ, de Luiz Lima, vencendo com 1505 pontos, seguidos pelo Mackenzie (1212) e o time do Colégio Gregor Mendel/BA (1119).
O último desafio do ano – A Seletiva para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Kazan, no dia 7/12, em São Bernardo do Campo/SP. Pelo histórico e resultados alcançados, Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha já estão convocadas. A seletiva acontecerá em 10km e escolherá quatro nadadores e duas nadadoras.
Os quatro homens selecionados irão para uma etapa de Copa do Mundo em 2015 para definir os que irão para Kazan e os que irão para os Jogos Pan-Americanos de Toronto. No feminino, as duas atletas saídas da seletiva irão para Toronto. A prova de 5km do Mundial de Kazan será definida no Troféu Maria Lenk de 2015.


PARA CURTIR CLICAR NO LINK 



E-MAIL: francisswim@gmail.com
FONE 555191415266
BLOG FRANCISSWIM  http://francisswim.blogspot.com.br/
WhatsApp 5197226748


Nenhum comentário: