Friday, May 30, 2014

Troféu Brasil de Saltos Ornamentais - Juliana, Tammy, Hugo e Rui com índices para eventos internacionais


Nas finais desta sexta-feira, 30/05, do Troféu Brasil de Saltos Ornamentais, na piscina do Parque Aquático Maria Lenk, Juliana Veloso e Tammy Galera, a dupla do Fluminense no trampolim de 3 metros ficou com a medalha de ouro na prova e com o índice para o Sul-Americano de Mar del Plata, na Argentina, em outubro, e para o novo Festival Pan-Americano, em setembro, no México.
Juliana e Tammy somaram 274,38 pontos e passaram da marca estipulada, 270,00. As irmãs Natali e Nicoli Cruz, da APOE/RJ, ficaram perto, com 250,38, seguidas por Dayane Couto e Monica Amaral, do Tijuca Tênis Clube, com 238,02 pontos. O Brasil tem vaga garantida nos Jogos Olímpicos Rio 2016 na prova de trampolim sincronizado e as atletas se preparam para conquistar lugar na equipe e participar deste momento histórico para o esporte nacional.
- A gente vem treinando já há um tempo com o objetivo em 2016. Quanto mais competições a gente conseguir ir colocando saltos mais difíceis e conseguindo pontuação mais alta, melhor. Hoje erramos juntas um pouco em um dos saltos, mas acontece – disse Tammy.
O paraense Ian Matos, do Fluminense, venceu o trampolim de 1 metro com 363,60 pontos, com Bira Barbosa, do Pinheiros, no degrau de prata (330,40) e Luiz Felipe Outerelo, também do Fluminense, no bronze (328,70).
- Não é competição olímpica, mas é importante porque é uma competição a mais. Dessa vez decidi colocar um grau de dificuldade mais alto e isso me força a ter mais concentração, o nervosismo é maior e isso me prepara para os três metros, pois o trampolim de um metro é base para o de três. Estou na final dos três metros e vou tentar melhorar minha pontuação pra conseguir índice para as competições internacionais – explicou Ian.
O segundo dia de provas trouxe uma novidade. Pela primeira vez aconteceu oficialmente a prova por equipes. Foram sete duplas (um homem e uma mulher) que executaram 48 saltos. Na disputa cada dupla executa seis saltos (três para cada um).Os vencedores foram Luis Felipe e Ingrid Oliveira, do Fluminense, com 367,20 pontos, seguidos de Hugo Parisi e Ana Lúcia, do Mackenzie, com 301,90, e Cassius Duran e Nicoli Cruz, da Apoe/RJ, com 300,90 pontos.
Pela manhã, nas eliminatórias da plataforma, Hugo Parisi, do Mackenzie/DF (460,80) e Rui Marinho, da Adesef/PA (404,40) também superaram o índice da prova para a Argentina e para o México.
Programação
Dia 31/5 – sábado
Manhã – a partir das 9h
Plataforma Fem (final) / Trampolim de 3m Masc (final) / Plataforma Fem sincronizada (final direta)
Tarde – a partir das 14h30
Plataforma Masc (final) / Trampolim de 3m Fem (final) / Plataforma Masc sincronizada (final direta)
Índices exigidos para o Festival Pan-Americano e para o Sul-Americano
Feminino = Trampolim 3m, Plataforma, 3m sincro e Plataforma sincro = 270 pontos
Masculino = Trampolim e Plataforma = 380 pontos / 3m sincro e Plataforma sincro = 365 pontos.
Eliana Alves / Souza Santos

Foto Paulo Marconi

No comments: