Thursday, June 30, 2016

MENINAS DO NADO SINCRONIZADO ESTÃO NA RETA FINAL DE PREPARAÇÃO PARA A OLIMPÍADA RIO 2016






Para agradar árbitros e ir à final, nado aposta em Carnaval, Ivete e Amazônia
Com apresentação baseada em temas típicos do Brasil, meninas da seleção brasileira de nado sincronizado estão na reta final de preparação para a Olimpíada do Rio
Na modalidade considerada a mais bela dos Jogos Olímpicos e que tem amplo domínio da Rússia, a seleção brasileira de nado sincronizado aposta em elementos típicos do país para agradar os árbitros, levantar o público e conseguir pelo menos a classificação entre as 12 finalistas. Carnaval, com direito a música cantada por Ivete Sangalo, e sons de bichos da Amazônia são os principais temas das apresentações das meninas na Rio 2016 - o outro é motociclismo.
Nesta quarta-feira, as atletas apresentaram as coreografias à imprensa, em evento no Parque Aquático Maria Lenk, na última exibição aberta delas antes da Olimpíada na mesma piscina onde vão competir nos Jogos em agosto. A grande aposta da equipe do Brasil para conseguir um bom resultado é a rotina livre, cujo o tema será o Carnaval.
- Esta apresentação vai ser no último dia de competição. Com a Olimpíada no Rio de Janeiro, o tema não tinha como não ser Carnaval. Desde que terminou o Mundial do ano passado a gente vem trabalhando muito em cima dessa coreografia, aumentando o grau de dificuldade, a velocidade, a criatividade. Mas agora está pronta, não muda mais nada, colocamos tudo que tem que ter dentro de uma coreografia. Aqui no Pré-Olímpico em março, tive a opinião dos árbitros internacionais e disseram que foi ótimo - contou Maura Xavier, técnica da seleção de nado.
A equipe do Brasil é formada por oito integrantes, Lara Teixeira, Pamela Nogueira, Bia Feres, Branca Feres, Maria Bruno, Lorena Molinos, Luisa Borges e Maria Eduarda Miccuci, mais a reserva Maria Clara Lobo. Na expectativa de competir em casa daqui a pouco mais de um mês, as atletas falaram sobre a preparação.
- A coreografia do Carnaval foi feita para agradar o público e a arbitragem. Então a gente tem na nossa rotina livre um sambão, com a voz da Ivete Sangalo. É uma coisa que dá uma coreografia muito grande, levanta qualquer um, então a gente espera conquistar a arquibancada e os juízes - disse Branca Feres, sempre ao lado da irmã gêmea Bia.
- Estamos muito animadas de poder competir em casa, são muitos anos de treino. Porque o atleta não é atleta sozinho, a gente conta muito com o apoio da nossa família, de namorado, porque é uma rotina muito difícil. E poder ter essas pessoas perto, assistindo ao nosso trabalho, não tem preço - completou Bia Feres.

Na rotina técnica, apresentação em que alguns elementos de pontuação são obrigatórios, as meninas entram na água com um maiô de motociclista e a música segue o mesmo tema. Já no dueto, formado por Luisa Borges e Duda Miccuci, as duas imitam bichos da Amazônia, como macacos, pássaros, cobras, morcego. Elas já tiveram esta atuação no Pan-Americano e no Mundial do ano passado, mas continuaram aperfeiçoando em busca de melhores resultadores.
- Desde 2014 a gente criou essa coreografia da Amazônia, e viemos treinando e aprimorando ela mais para a Olimpíada, mudando alguns detalhes, pesquisando o que a gente tem de melhor - explicou.
Duda falou da ansiedade para se apresentarem diante das arquibancadas lotadas do Maria Lenk na Olimpíada e contou que um trabalho psicológico vem sendo feito com a equipe.

- A gente tem um acompanhamento psicológico que nos ajuda a trabalhar, para que a nossa ansiedade não interfira na nossa coreografia, no rendimento. É óbvio que a gente vai estar muito ansiosa. Essa foi nossa última apresentação aqui nessa piscina antes da Olimpíada, e claro que dá aquele nervosismo, está cada vez mais perto, mas isso também é uma coisa boa - falou.
No Pan de Toronto 2015, o Brasil ficou na quarta colocação tanto por equipe quanto no dueto. As medalhas de ouro, prata e bronze foram para Canadá, México e Estados Unidos, respectivamente. Além dos treinamentos que está fazendo no Rio de Janeiro, a seleção brasileira de nado sincronizado vai realizar a uma fase de preparação para a Olimpíada em Salvador, na Bahia, entre os dias 10 e 20 de julho. Depois, o grupo retorna ao Rio, onde fará os preparativos finais na Escola Naval, encerrando no dia 29. Dois dias depois, em 1º de agosto, elas dão entrada na Vila Olímpica.
Fotos Carnaval é tema de apresentação na seleção brasileira de nado sincronizado (Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)
Meninas do nado sincronizado mostraram apresentação da Olimpíada nesta quarta (Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)
Por Tiago Leme Rio de Janeiro




O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM Foram mais de 5.000.000 de VISUALIZAÇÕES no último ano


Francisswim Esportes Aquáticos é uma ferramenta única,   abrangente, multi-linguas, uma referência on-line para a comunidade aquática. Informação vistas nos últimos 12 meses no facebook (1.200.000), Google+ (3.700.000), blog (350.000). Clique no link e visite 




http://www.kickante.com.br/campanhas/blog-francisswim-esportes-aquaticos








































No comments: