Saturday, October 15, 2011

Nadadores realizam com sucesso travessia do rio São Francisco



Eles percorreram 170km passando pelas cidades de Piranhas, Pão de Açucar, Traipú, Porto Real e Penedo

Cinco nadadores conseguiram realizar com sucesso nesta sexta feira a travessia do rio São Francisco. O desafio aquático saiu de Piranhas, passou por Pão de Açucar, Traipú, Porto Real do Colégio até Penedo, percorrendo ao todo 170km do Velho Chico. A equipe foi composta por Edmundo Foschini (AL), Percival Milane (SP), Alessandro Massaini (MG), Fabio Dias (RJ) e Rodrigo Cavalcante, este último um jovem de 18 anos , natural de Piranhas que decidiu acompanhar o grupo no primeiro dia da aventura.

Edmundo Foschini, idealizador do projeto, disse que a presença do rapaz foi a grata surpresa do desafio. “Ele pediu para acompanhar o grupo. Eu permitir, desde que ele nadasse próximo ao barco dos bombeiros. No decorrer do percurso, nós fomos dando força e incentivo e ele acabou fazendo todo o trajeto”.


Foschini revelou que a maior dificuldade foi no primeiro trecho, quando a equipe enfrentou redemoinhos e correnteza. Fora isso, tudo correu conforme o planejado. Porém, o que mais mexeu com a equipe foi a receptividade em cada cidade que eles paravam. “Só para ter idéia, em Traipú cerca de 3 mil pessoas nos esperavam no cais e fizeram uma grande festa com a nossa chegada. ”, comentou.

Natureza

O ponto triste do desafio foi a situação em que o rio São Francisco se encontra. Foschini ressaltou que durante todo o trajeto das 40 horas nadando, não encontrou no rio um peixe sequer o que chamou a atenção do grupo. “Tinha trecho no meio do rio que eu ficava em pé devido ao assoreamento. As vezes a gente tinha que procurar a margem de Sergipe por o rio não profundidade e se não fosse o apoio dos pescadores, bombeiros e capitania dos portos que sabiam quais os canais do rio, nós teríamos encontrado maiores dificuldades”,alertou

Foschini lembrou que o Desafio do rio São Francisco não foi uma competição, mas uma iniciativa para chamar a atenção das autoridades para a preservação do Velho Chico. “Desde o início, nossa preocupação foi com colaborar com o movimento de conservação e qualidade das águas e sustentabilidade do baixo São Francisco e acho que conseguimos mandar o recado com apoio das prefeituras locais”, informou.

Projeto

No dia 4 o grupo saiu de Piranhas em direção a Pão de Açúcar, numa distância estimada em 45 Km. Pernoitou em Pão de Açucar e saiu, dia 5, rumo a Traipú, numa distância de 57km. Após descansar em Traipú, eles nadaram até Porto Real do Colégio no dia 6, perfazendo um trecho de 33 km. Por último, saíram de Porto Real, numa distância de 35km e chegaram em Penedo.

fonte
GAZETA WEB.COM
http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=242237
FOTOS FERNANDO VINÍCIUS

No comments: