Saturday, June 21, 2014

Pólo Aquático - Brasil perde nos pênaltis pro Canadá e disputa 7º lugar contra China


Em jogo disputadíssimo, a seleção brasileira masculina de polo aquático foi derrotada nos penaltis pelo Canadá, após empate em 7 a 7, nesta 6ª feira (20/6) em partida válida pela Super Final da Liga Mundial, em Dubai. Nos penaltis, os canadenses venceram por 7 a 6, após uma sequencia de 13 penaltis convertidos pelos jogadores dos dois times. Ádria Delgado perdeu a última cobrança, defendida pelo goleiro Dusan Aleksic, totalizando um placar de Canadá 14 x 13 Brasil. Agora, no último dia de competição (sáb, 21/6), os brasileiros jogam contra os chineses, de quem ganharam na fase inicial por 12 a 9, na disputa pelo 7º lugar, a partir das 7h30m, de Brasília. Os chineses foram derrotados pelos Estados Unidos por 15 a 5. Americanos e canadenses jogam pela 5ª posição.
As parciais da partida Brasil x Canadá demonstram o equilíbrio da partida (CAN 1 x 1 BRA / 1 x1 / 1 x 2 / 4 x 3 / 7 x 7) Os gols brasileiros no tempo normal foram de Felipe Silva (2), Ádria Delgado (2), Rudá Franco, Guilherme Gomes e Jonas Crivella. Nos penaltis, marcaram para o Brasil, Bernardo Gomes (2), Ádria Delgado, Marcelo Franco, Rudá Franco e Bernardo Reis Rocha.
- Foi apenas nos últimos três minutos que paramos de jogar. Precisamos aprender a jogar o jogo inteiro, completamente. No restante, foi perfeito – disse o capitão brasileiro Felipe Silva. Já para o técnico do Brasil, o croata Ratko Rudic, é necessário mais preparo psicológico.
- Para nós precisamos trabalhar na preparação psicológica. Tivemos uma vantagem perto do final do jogo e precisamos segurar isso. Mas este é o lugar onde esperávamos ficar. O que eu esperava, aconteceu. Se pudermos ganhar o jogo final será um bom resultado para nós – conclui Rudic.
O jogo foi parelho desde o início, com empate em um gol nos dois primeiros quartos. No terceiro período, o Brasil abriu vantagem e foi para o último período com vantagem de um gol: 4 a 3. No quarto final, os brasileiros começaram muito bem e abriram uma vantagem de três gols – 7 a 3 aos 3’06″ para o fim – mas a partir dos 2’05″ para o fim do jogo, o canadense J. Boyd (touca 5) começou sua incrível sequencia de quatro gols consecutivos, se tornando o destaque do jogo, inclusive porque ainda acertou seu penalti na disputa final. Seus outros gols foram aos 1’20″, 40″ e aos 2″ para o final, numa jogada de homem a mais, quando o Brasil ficou sem Jonas Crivella, com falta pessoal, por sinal, sua única na partida. Durante o jogo, a seleção brasileira perdeu três jogadores com três faltas graves pessoais contra apenas um do time canadense: Gustavo Coutinho, Gustavo Grummy e Guilherme Gomes.
Nas semifinais da competição, a Hungria superou Montenegro por 10 a 8, enquanto a Sérvia derrotou a Austrália por 12 a 5. Hungria e Sérvia decidem, enquanto Montenegro x Austrália lutam pela última vaga no pódio. A Sérvia é a maior vencedora da competição, com seis títulos (incluindo os das quatro últimas edições) e mais uma medalha de bronze. Antes, como Sérvia & Montenegro, também venceram em três oportunidades, sendo vice em outra. Além das medalhas em conjunto com a Sérvia, os montenegrinos possuem como país independente, uma medalha de cada cor na Liga Mundial, o mesmo acontecendo com a Hungria. Já os australianos vão brigar pela sua terceira medalha de bronze na competição.
Seleção Brasileira de Polo Aquático na Super Final da Liga Mundial Masculina
1 – Vinícius Antonelli (goleiro) / 2 – Jonas Crivella / 3 – Guilherme Gomes / 4 – Gustavo Coutinho / 5 – Marcelo Franco / 6 – Bernardo Gomes / 7 – Ádria Delgado / 8 – Felipe Silva (capitão) / 9 – Bernardo Reis Rocha / 10 – Rudá Franco / 11 – Gustavo Grummy / 12 – Danilo Correa / 13 – Thyê Mattos (goleiro). Técnico: Ratko Rudic (croata) / Auxiliar-técnico: Eduardo Abla
Último jogo do Brasil pela Super Final da Liga Mundial Masculina em Dubai – disputa do 7º lugar (hora de Brasília)
Dia 21/6 (sábado) – Brasil x China – 7h30m
Histórico de medalhas da Super Final da Liga Mundial Masculina de Polo Aquático
2002 – Ouro: Rússia / Prata: Espanha / Bronze: Hungria
2003 – Ouro: Sérvia & Montenegro / Prata: Hungria / Bronze: Itália
2004 – Ouro: Hungria / Prata: Sérvia & Montenegro / Bronze: Grécia
2005 – Ouro: Sérvia & Montenegro / Prata: Hungria / Bronze: Alemanha
2006 – Ouro: Sérvia & Montenegro / Prata: Espanha / Bronze: Grécia
2007 – Ouro: Sérvia / Prata: Hungria / Bronze: Austrália
2008 – Ouro: Sérvia / Prata: EUA / Bronze: Austrália
2009 – Ouro: Montenegro / Prata: Croácia / Bronze: Sérvia
2010 – Ouro: Sérvia / Prata: Montenegro / Bronze: Croácia
2011 – Ouro: Sérvia / Prata: Itália / Bronze: Croácia
2012 – Ouro: Sérvia / Prata: Itália / Bronze: Croácia
2013 – Ouro: Sérvia / Prata: Hungria / Bronze: Montenegro

Eliana Alves / Souza Santos / Mariana de Sá

No comments: