Saturday, October 1, 2016

COMO A NATAÇÃO MUDA SEU CÉREBRO E TE FAZ MENTALMENTE SAUDÁVEL




Todos nós sabemos quão relaxante um bom mergulho pode ser. Ele permite que mais oxigênio flua para os músculos e força-o a regular a sua respiração. Natação também é uma ótima maneira de reduzir o estresse. Nadar debaixo d’água é como estar em outro mundo. A água distorce o céu acima, lançando o o reflexo do sol em um padrão quase etéreo no fundo da piscina. Não é de admirar que a natação possa colocá-lo em um espaço mental ideal.
Como o cérebro reage ao nadar?
A natação é um exercício meditativo. Sua função cerebral melhora através de um processo conhecido como neurogênese, onde seu cérebro substitui células resultantes do stress perdido. Quando você atinge a água, seu humor é imediatamente melhorado por conta da frescura da água, deixando-o livre de cansaço e depressão.
Um estudo recente de Dr. Howard Carter, da University of Western Australia, School of Sport Science, mostra como o cérebro reage durante a natação. A equipe de cientistas, liderada por Carter, tinha a hipótese de que a imersão na água no nível do átrio direito do coração iria aumentar o fornecimento de sangue dentro do cérebro. O átrio direito está localizado na parte superior do lado direito do coração e é uma das quatro câmaras ocas do coração. O átrio direito recebe sangue a partir de duas grandes veias: veia cava superior e veia cava inferior. O trabalho de ambas as veias é retornar o sangue que forneceu oxigênio para diversos locais no corpo; o sangue que retorna, então, é pobre em oxigênio. O seio coronário, que é uma veia menor na parede do coração, também drena o sangue para dentro do átrio direito.

“Descobrimos que o fluxo sanguíneo cerebral foi maior quando os indivíduos foram imersos em água até ao nível do coração – o que estabelece as bases para uma investigação mais aprofundada dos seus efeitos sobre a saúde vascular cerebral”, disse o Dr. Howard Carter ao The American Journal of Physiology.
Enquanto os participantes estavam imersos na água, o fluxo sanguíneo para suas artérias cerebrais médias aumentaram 14 por cento, enquanto o fluxo sanguíneo para as artérias cerebrais posteriores aumentou nove por cento.
“Tal como acontece com o exercício em terra, diferentes tipos de atividades aquáticas, como hidroginástica e natação, têm efeitos ligeiramente diferentes sobre a função cardíaca e fluxo sanguíneo cerebral”, disse Carter.
Além disso, a natação pode melhorar o seu bem-estar mental …
Pode ajudá-lo a impedir a entrada de estímulos externos: Uma vez que você mergulha na água, os sons exteriores são cortados. A única coisa que você sente é a água contra a sua pele. Você se concentra na sua respiração, o fundo da piscina, e na facilidade da água. As coisas são simplificadas quando você está nadando.
É uma ótima forma de exercício de baixo impacto: Deslizar na água faz o seu coração bombear. Também é ótimo para os seus músculos e pulmões, além de ter baixo impacto sobre as articulações. Quando você cuida do seu corpo, o seu bem-estar emocional é muito melhor. Nadar algumas vezes por semana é uma ótima maneira de exercitar e melhorar o seu humor.
Libera endorfinas: um bom exercício de mergulho libera endorfinas. Ele também pode converter os hormônios de estresse em relaxamento muscular. O crescimento de novas células cerebrais é promovido como resultado de liberação de stress.
Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Life Hack
Luiza Fletcher


Publicado por Francismar Siviero










O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM Foram mais de 35.000.000 de VISUALIZAÇÕES no último ano


Francisswim Esportes Aquáticos é uma ferramenta única,   abrangente, multi-linguas, uma referência on-line para a comunidade aquática. Informação vistas nos últimos 12 meses no facebook (24.397.084), Google+ (5.144.802), blog (401.672). Clique no link e visite 




http://www.kickante.com.br/campanhas/blog-francisswim-esportes-aquaticos







































No comments: